A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), está conscientizando à população devido ao grande número de queimadas na região de Picos nos últimos dias. A problemática vem afetando diretamente a vida dos cidadãos.
Segundo a educadora Ambiental, Ruthy Costa, campanhas educativas são feitas por meio de palestras e orientação nas escolas para conscientizar a população.
“A gente sempre trabalha com campanhas educativas através de palestras e conscientização de jovens nas escolas, pois é a forma mais fácil e rápida de chegar a comunidade de forma geral, pois trabalhamos com alunos, com professores e com os pais dos estudantes, então é a forma mais efetiva de levar a campanha de conscientização para a sociedade”, destaca.
Impacto ambiental e danos para a saúde
As queimadas trazem diversas consequências para o meio ambiente. Ruthy Costa realça a quantidade de incêndios no período do B-R-O-BRÓ, que corresponde ao período com temperaturas mais elevadas no Piauí.
- Foto: Divulgação/AscomSecretaria de Meio Ambiente conscientiza população sobre queimadas em Picos
“Temos como principal dano à perca da vegetação, pois muita gente acredita que essas queimadas são para o preparo do terreno para a lavoura, porém, a maioria dos atos, são incêndios criminosos, se você olhar em torno da cidade, veremos fumaça e focos de incêndio, então o principal impacto ambiental é a perca da vegetação e da biodiversidade, além do grande impacto de poluição atmosférica”, ressalta.
Ainda de acordo com a educadora ambiental, em conjunto com as consequências ambientais estão os problemas de saúde trazidos pela fumaça.
“A fumaça vai toda para à atmosfera, temos um grande impacto de poluição atmosférica, e que essa poluição nos afeta diretamente, traz muitos problemas respiratórios, de pele, oculares, além do aumento da temperatura”, ressalva.
Punições
A educadora ambiental ainda destaca as punições para aqueles que cometerem crimes ambientais. “As punições seguem a legislação do Código Ambiental, que é nosso o nosso conjunto de lei do município. Como não temos legislação especifica sobre queimadas, mas nós temos a lei de crimes ambientais que é uma lei federal”, pontua.
Como denunciar
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos conta com apoio da população para conter os crimes ambientais. Para isso, denúncias podem ser feitas na sede da secretaria, localizada na Praça Josino Ferreira, centro de Picos, e também nas redes sociais da SEMAM.
Ver todos os comentários | 0 |