Amigos e Familiares de Sara Moutinho de Castro, de 28 anos, iniciaram uma campanha nas redes sociais pedindo a doação de sangue O+ ou O- no Hemopi de Teresina. Sara está internada em estado grave no Hospital São Marcos. Ela foi diagnosticada há algumas semanas com leucemia, mas acabou contraindo uma bactéria e agora está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Pessoas de qualquer tipo sanguíneo podem fazer a doação, que o Hemopi faz a reposição.
Juliana Oliveira, cunhada de Sara, explicou ao GP1 que quem possui O+ ou O- podem fazer a doação por aférese, onde é usada uma máquina coletora que separa os componentes do sangue por centrifugação, permitindo a coleta seletiva de um ou mais de seus componentes.
- Foto: Facebook/Sara MoutinhoSara Moutinho
“A Sara está precisando muito, principalmente por aférese. Quem é esse doador, doa só a plaqueta, não é um doador comum. Então quem é do sangue dela, no caso O + ou O- pode fazer por aférese, é só especificar isso ao fazer a doação. Nesse caso, a pessoa pode fazer a doação a cada 48h, diferente do doador normal, que só pode três meses depois”, explicou.
Quem for ao Hemopi deve especificar que a doação é para Sara Moutinho. “Só ontem a Sara tomou 20 bolsas de plaqueta, 10 pela manhã e 10 pela noite, além de uma bolsa de sangue. Ela precisa mais de plaqueta, então precisamos mais desses doadores por aférese, pedimos muito a ajuda das pessoas”, disse Juliana. Sara Moutinho trabalha como secretária e possui uma filha de três anos.
- Foto: DivulgaçãoCampanha para ajudar Sara Moutinho
Ver todos os comentários | 0 |