A prefeitura de Timon, através da assessoria de comunicação, enviou nota de esclarecimento a respeito da matéria “Prefeito Luciano Leitoa vai gastar R$ 392 mil na compra de sacos de lixo” publicada, na noite dessa segunda-feira (02).
Em nota, a prefeitura afirma que o valor de R$ 392 mil é uma previsão de gastos para o ano inteiro e que somente pagará ao fornecedor aquilo que for utilizado.
“O valor referido pelo site, de R$ 392 mil reais, representa uma licitação para registro de preço como previsão de gastos o ano inteiro, obedecendo à necessidade ao longo dos meses. A gestão pagará ao fornecedor aquilo que for utilizado e dentro da previsão financeira apresentada”, diz trecho.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Luciano Leitoa, Prefeito de Timon
O superintendente de limpeza, Alexandre Luz, explicou ainda que foi feita uma pesquisa de preços: “Em pesquisa feita por nossa equipe, do valor no mercado de Teresina e Timon, tem supermercado que cobra R$ 58,90 por 25 unidades, isso é, cada unidade sai por R$ 2,35. Isso é apenas para esclarecermos que fazemos a economia correta e que as informações precisam ser apuradas com bastante clareza para que não haja interpretações erradas acerca do processo de compra de materiais”, declarou.
Confira abaixo a nota na íntegra
A Prefeitura de Timon vem, através desta nota, esclarecer sobre matéria publicada na noite da última segunda-feira, 02, pelo Portal GP1 sobre a reserva financeira para aquisição de sacos de lixo para a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) da cidade. O valor referido pelo site, de R$ 392 mil reais, representa uma licitação para registro de preço como previsão de gastos o ano inteiro, obedecendo à necessidade ao longo dos meses. A gestão pagará ao fornecedor aquilo que for utilizado e dentro da previsão financeira apresentada.
A suposta coleta de informações junto à administração municipal não foi concretizada, como informa a jornalista, Raisa Brito, autora da matéria. A coordenação de comunicação não recebeu nenhuma solicitação de informações, visto que a matéria foi publicada às 21h28. O processo de licitação e reserva de recursos financeiros é um procedimento normal na administração pública e o valor obtido em contrato representa uma previsão de gastos anual, que podem ou não ser gastos na sua totalidade.
“Procuramos sempre o melhor meio para manter os processos administrativos claros e com acesso a todos, principalmente da população”, explica o superintendente de limpeza, Alexandre Luz.
Na referida nota apresentada, a jornalista relata pesquisa de preços e fala sobre o valor de R$ 49,00 do preço unitário de um saco de lixo. O valor real de cada saco, para a Prefeitura, tem um custo de R$ 0,49 por unidade, já que cada pacote contém 100 unidades. Vale lembrar que os sacos utilizados na coleta urbana de lixo diferem daqueles usados de forma doméstica, por serem mais resistentes e com maior capacidade de armazenamento.
“Em pesquisa feita por nossa equipe, do valor no mercado de Teresina e Timon, tem supermercado que cobra R$ 58,90 por 25 unidades, isso é, cada unidade sai por R$ 2,35. Isso é apenas para esclarecermos que fazemos a economia correta e que as informações precisam ser apuradas com bastante clareza para que não haja interpretações erradas acerca do processo de compra de materiais”, explicou Alexandre Luz.
A gestão municipal tem realizado ao longo dos últimos anos um intenso trabalho de limpeza urbana e manutenção das vias públicas para evitar acúmulo de lixo em ruas e avenidas. Mutirões de limpeza, retirada de entulhos, coleta diária de lixo, capina, desobstrução de bueiros e campanhas educativas são constantemente realizadas para dar mais qualidade de vida à população e tornar a cidade cada vez mais limpa.
Ver todos os comentários | 0 |