A equipe do projeto Gabinete Itinerante, implantado pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI), confeccionou 754 minutas durante jornada realizada ao longo de toda esta semana na Vara Única de Barras (a 127 km de Teresina). O encerramento das atividades contou com a participação do corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Gentil. A próxima unidade a receber o Gabinete Itinerante será a 1ª Vara Cível de Teresina.
Das 754 minutas elaboradas pela equipe do projeto em Barras, cerca de 10% são minutas de sentença. Além disso, o grupo também auxiliou os trabalhos em secretaria, especialmente com a prestação de orientações acerca dos Manuais de Rotina do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. A equipe do Gabinete Itinerante é formada pelos servidores Eduardo Figueiredo (coordenador), Bruna Almeida, Gianluca Cunha, Ricardo Martins e Lucas Coutinho.
“Tudo que temos feito à frente da Corregedoria tem como objetivo final a melhoria da prestação jurisdicional de primeiro grau e o Gabinete Itinerante se soma às demais iniciativas que executamos com o intuito de dotar nosso Tribunal de maior eficiência. Estamos muito satisfeitos com os números expressivos desta jornada“, declarou o desembargador Ricardo Gentil, que agradeceu o trabalho da equipe da Corregedoria e também dos servidores da unidade beneficiada.
Juíza auxiliar da CGJ-PI responsável pelo projeto, a magistrada Melissa Pessoa explica que a iniciativa foi idealizada visando à oferta de apoio ao gabinete de magistrados nas diversas unidades judiciárias do Piauí com acervo parado há mais de cem dias. “Esse é o projeto-piloto e já se mostrou extremamente exitoso, com cumprimento da meta estabelecida inicialmente e ótima aceitação por parte dos magistrados e servidores da unidade”, avaliou, relatando que o projeto será levado a outras unidades judiciárias da Capital e do interior.
Para o magistrado Danilo Melo de Sousa, juiz da Vara Única de Barras, a atividade trouxe imensos ganhos para a unidade, não apenas pela movimentação do acervo de gabinete, mas pela possibilidade de troca de conhecimento entre os servidores da comarca e da Corregedoria. Já a magistrada Patrícia Luz, que também atua na Vara Única Barras, ressaltou o apoio prestado pela Corregedoria também em relação aos trabalhos em secretaria, organização do arquivo judiciário e implantação da Central de Mandados da comarca.
Coordenador da atividade, o servidor Eduardo Figueiredo comentou o sucesso da jornada, que superou a meta inicial de “despachar e decidir ao menos 60% dos processos em gabinete há mais de cem dias”. Secretário da Vara Única de Barras, o servidor Elesbão Sampaio Barbosa também avaliou o projeto como exitoso. “Nós pudemos aprender mais e só temos a agradecer à Corregedoria pelo apoio”, resumiu.
Ver todos os comentários | 0 |