Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Morre aos 81 anos Winnie Mandela símbolo anti-Apartheid

Após anos de lutas contra o Apartheid, Winnie ficou conhecida como "mãe da nação".

Faleceu na tarde desta segunda-feira (02) aos 81 anos, Winnie Mandela, ex-esposa do primeiro presidente sul-africano negro Nelson Mandela. Ela estava hospitalizada e de acordo com um comunicado emitido por seu porta-voz, Victor Dlamini, a morte ocorreu devido a uma “longa doença”. “É com grande tristeza que informamos ao público que a Sra. Winnie Madikizela Mandela faleceu no hospital Milkpark de Joanesburgo na segunda-feira, 2 de abril”, informou.

“Ela faleceu em decorrência de uma longa doença, pela qual foi hospitalizada várias vezes desde o início do ano. Partiu em paz no início da tarde desta segunda-feira, cercada por sua família”, explicou o porta-voz.


Nomzamo Winifred Madikizela Zanyiwe, mais conhecida como “Winnie”, foi casada por 38 anos com o primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Madela, e esteve totalmente engajada com ele durantes todos os conflitos e manifestações contra o Apartheid, inclusive, quando ele estava preso. “Foi uma das mais importantes figuras da luta contra o partheid, brigou valentemente contra o regime do apartheid e sacrificou sua vida pela liberdade da África do Sul”, destacou Dlamini.

Devido a todas as suas lutas, Winnie ficou conhecida como “mãe da nação” e era “um grande símbolo da luta contra o regime racista do apartheid”, ressaltou o ex-arcebispo anglicano e prêmio Nobel da Paz, Desmond Tutu. “Sua atitude de desafio me inspirou profundamente, assim como gerações de lutadores”, finalizou Desmond.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.