Os moradores do bairro Marquês, na zona norte de Teresina, tiveram uma surpresa ao abrir as torneiras na tarde desta quarta-feira (14). A cor escura e o forte cheiro de enxofre na água causou insatisfação dos usuários.
O GP1 recebeu algumas imagens enviadas por um morador que ainda registrou um vídeo, denunciando a condição da distribuição do serviço. “A gente paga caro pelo abastecimento, mas não é avisado quando a água fica assim”, reclamou.
O fato foi registrado nas residências localizadas nas ruas Ceará e Desembargador Pires de Castro. Nesta última, outra moradora também reclamou do mesmo problema. "Não consguigo fazer nada em casa, pois a água está na cor de lama. Aqui mora uma idosa de 104 anos e não consigo fazer nada com a água desse jeito", enfatizou.
- Foto: GP1Moradores reclamam de água com cheiro de enxofre no Marquês
Logo após a publicação da matéria, um morador do Parque Piauí, localizado zona sul de Teresina, entrou em contato para relatar que o bairro também está passando pelo mesmo problema da água.
Ele relatou ainda sobre a constante falta de água: “Tem ainda o problema da falta de água, que é praticamente todos os dias, geralmente na parte da tarde, noite”, contou.
Outro lado
Procurada pelo GP1 na tarde desta quarta-feira (14), a Águas de Teresina encaminhou uma nota e afirmou que vai deslocar uma equipe aos locais informados para detectar o problema.
Confira a nota na íntegra.
A Águas de Teresina informa que entrou em operação total, após fase de testes e ajustes técnicos, a adutora de 500 mm, implantada na zona Sul da capital. A nova rede, com 3,2 km de extensão e capacidade de aumentar em 540 mil litros por hora o abastecimento, é mais uma ação da empresa para reforçar o abastecimento de água tratada na cidade.
Em razão de intervenções para integrar essa nova adutora ao sistema já existente, em determinados pontos da cidade, houve registros de água turva. A concessionária esclarece que está mapeando as reclamações formalizadas junto aos canais de atendimento e encaminhará técnicos às residências para a devida análise e vistoria dessa água.
A empresa informa ainda que acionou as descargas implantadas em pontos estratégicos da cidade. Os equipamentos atuam na limpeza da rede de abastecimento de água, fazendo o descarte controlado dessa água turva, com o objetivo de que esta não chegue às torneiras dos usuários.
O procedimento de descarga é previsto pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 12218, que determina os requisitos a serem atendidos na projeção e implantação de redes de distribuição de água para abastecimento público. A utilização de descargas é uma rotina de operação para manutenção da qualidade da água fornecida à população, cujos parâmetros estão de acordo com o que determina a Portaria 2914/ 2011, do Ministério da Saúde.
A empresa está fazendo a entrega do Relatório Anual de Qualidade da Água 2017, no qual apresenta o resultado das análises de controle de qualidade da água. Toda água distribuída na cidade passa por processos com rigorosos padrões de qualidade, buscando atender o que estabelece a portaria mencionada acima.
A Águas de Teresina reforça a importância dos consumidores comunicarem essas situações junto aos canais de atendimento para o mapeamento devido das áreas e encaminhamentos necessários. Gratuitamente a empresa atende pelo 0800 223 2000. Também está disponível o 115 e Whatsapp (98124-3199).
Ver todos os comentários | 0 |