O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) vai julgar na próxima terça-feira (12) uma representação formulada por sete vereadores contra o prefeito de Barras, Carlos Monte, por não encaminhar para a Câmara Municipal os balancetes informando as despesas mensais.
A representação foi apresentada pelos vereadores Irlândio Sales dos Santos, Jovelina Furtado Castro, Emília Maria Costa Maciel, Antônio Leite Neto, Vinicio de Sousa Silva, Maurício Brito Pereira Damasceno e Vicente Neto da Silva.
- Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito de Barras, Carlos Monte
Os vereadores afirmaram que o não envio dos balancetes mensais dificultava a fiscalização dos gastos públicos da prefeitura e ainda afirmaram que o prefeito não justificou esses atrasos. “Tal conduta demonstra verdadeiro descaso com os representantes do poder legislativo e com a população barrense”, disseram os vereadores na representação.
Consta no processo, que o TCE determinou que o prefeito Carlos Monte se manifestasse sobre a represnetação, mas ele não teria apresentado qualquer justificativa. O procurador Leandro Maciel, do Ministério Público de Contas, apresentou um parecer pela procedência da denúncia e aplicação de multa. Ele ainda pede que o presidente da Câmara seja notificado para que adote os devidos procedimentos legais contra o prefeito para regularizar o caso.
“O envio do balancete mensal à Câmara Municipal é de suma importância, pois é através desta que os vereadores, fiscais dos gastos públicos, podem acompanhar os dispêndios realizados pela municipalidade e aplicação do dinheiro público, investigando possíveis irregularidades”, destacou o procurador Leandro Maciel.
Outro lado
O prefeito não foi localizado pelo GP1.
Ver todos os comentários | 0 |