Bate papos descontraídos marcam as atividades do Lounge da Educação Empreendedora, na Semana Global do Empreendedorismo em Teresina. O evento, que acontecerá até sexta-feira (09), é realizado também em outras cidades do Estado.
Os temas abordados nos bate papos tem como base as metodologias do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, JEPP; e do Curso Despertar, soluções do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae.
Do JEPP, as temáticas discutidas foram Empreendedorismo Social e Novas Ideias, Grandes Negócios. Do Despertar, as abordagens partem dos temas Eu: Jovem Empreendedor e Despertar Empreendedor. Essas atividades seguem até amanhã (08).
“A nossa ideia é oportunizar aos alunos vivenciar a experiência de imersão numa atmosfera de empreendedorismo, além de disseminar as nossas soluções, possibilitando a expansão da cultura empreendedora entre estudantes de todos os níveis de ensino”, afirma a gerente da Unidade de Produtos e Soluções do Sebrae no Piauí, Érika Lopes.
Ainda segundo Érika, estudantes de Teresina e também de outras cidades do Estado visitam esse espaço, tendo uma maior aproximação com o Sebrae. “Estamos sempre na ponta levando essas soluções de educação empreendedora para os lugares mais distantes. Nessa semana, estamos abrindo as portas do Sebrae para esses alunos, proporcionando a experiência de visitar a nossa Casa, que é sinônimo de empreendedorismo”, acrescenta.
Somente este ano, já foram capacitados mais de 8 mil estudantes por meio das metodologias do JEPP e do Despertar. A meta para 2019 é expandir esse atendimento, beneficiando cerca de 10 mil alunos dos ensinos fundamental e médio, um incremento de quase 25% em relação a 2018.
No Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, JEPP, cada ano do Ensino Fundamental possui um material específico sobre temas relacionados ao empreendedorismo. Os livros têm linguagem adequada à idade dos alunos. São ilustrados, coloridos e construídos de tal forma que se constituem em material de leitura, elaboração, registro e fundamentação tanto para os estudantes quanto para os professores.
- Foto: Divulgação/AscomLounge da Educação
Já o curso Despertar estimula os jovens do ensino médio para exercitarem o empreendedorismo, tendo uma visão ampla sobre cooperação, cidadania e ética. O objetivo é que ao final do curso, eles estejam mais proativos e comprometidos com o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.
Além do JEPP e do Despertar, o Sebrae dispõe também de soluções para estudantes do ensino técnico e superior, como o curso Crescendo e Empreendendo, a Disciplina de Empreendedorismo e a palestra Empreendedorismo em Dois Tempos.
Ver todos os comentários | 0 |