O juiz de direito Rodrigo Tolentino, da Vara Única da Comarca de Uruçuí, condenou o jornalista e apresentador Wellington Francisco Raulino a pagar indenização de R$ 5 mil ao ex-prefeito do município, Valdir Soares da Costa, por danos morais. A sentença foi dada no dia 6 de novembro deste ano.
Segundo o ex-prefeito, Wellington, em programa de rádio e TV transmitido na cidade de Uruçuí, na qualidade de apresentador, proferiu fala contendo expressões injuriosas, difamatórias e caluniosas contra ele.
- Foto: Facebook/Wellington RaulinoWellington Raulino
Ele requereu na ação uma indenização pelos danos morais sofridos, bem como a determinação de proibição de mencionar o seu nome em qualquer programa de comunicação clandestino.
O jornalista apresentou defesa alegando exceção da verdade, e serem as notícias veiculadas retiradas de outras fontes antes publicadas.
O magistrado analisou o conteúdo da apresentação, veiculada abertamente a todos os moradores de Uruçuí, à época em que o autor era prefeito, e verificou que, “a despeito do característico tom mordaz e satírico do jornalista, a matéria incorreu em abuso no exercício da liberdade de expressão jornalística, ao utilizar expressão de induvidoso caráter pejorativo e ofensivo à honra, desnecessária para o contexto”.
“Isso porque não foram narrados apenas fatos acompanhadas de críticas, o que caracterizaria o normal exercício da liberdade de expressão, mas foram relatados fatos tipificados como crimes, sem a citação da fonte; usadas expressões injuriosas, além do uso de excesso de linguagem ao se realizarem as críticas”, diz sentença.
Ao final, o juiz julgou parcialmente procedente ação apenas para condenar o jornalista a pagar indenização e R$ 5 mil por danos morais.
Outro lado
O jornalista não foi localizado pelo GP1.
Ver todos os comentários | 0 |