Em abril deste ano a Barragem do Bezerro, localizada no município de José de Freitas, sofreu uma ameaça de rompimento devido ao aumento do volume de água das chuvas que caíram no Piauí. Na época, o local recebeu reparos e atualmente se encontra estável, sem qualquer risco. A previsão é de que até início de janeiro o local receba uma restauração mais completa e definitiva.
Segundo o diretor do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Geraldo Magela, desde o episódio, a barragem recebe constante avaliação. “Realizamos as ações emergenciais e hoje o local não oferece riscos. Logo em seguida, elaboramos um projeto que foi assinado pelo governador Wellington Dias. Ele foi enviado em junho ao Ministério da Integração Nacional. Estamos ainda no aguardo da liberação de recursos para recuperação total da barragem”, explicou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Barragem do Bezerro em José de Freitas
Magela esclarece ainda que mesmo não havendo essa autorização até final do ano, as obras devem ser iniciadas com utilização de recursos próprios do Estado. “Nosso governador está ciente da situação e garantiu que as obras devem ser executadas com recursos próprios, caso não haja um retorno hábil do Ministério da Integração”.
Outros locais também vão receber uma atenção especial. Entram nessa lista: Barragem do Emparedado, em Campo Maior; Barragem Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato; e a Barragem Pedra Redonda, em Conceição do Canindé.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pádua Andrade visita Barragem do Bezerro em José de Freitas
Vazamento na Barragem do Bezerro acaba e não há risco de rompimento
Wellington Dias diz que governo já tinha vistoriado Barragem do Bezerro
Wellington Dias visita Barragem do Bezerro em José de Freitas
Ver todos os comentários | 0 |