Na manhã dessa quarta-feira (11), o governador Wellington Dias (PT) visitou a Barragem do Bezerro em José de Freitas e as famílias que estão desabrigadas devido ao risco de rompimento. No local estão sendo realizadas obras de contenção e o nível da água já diminuiu em 58 cm, mas a situação ainda é preocupante devido às chuvas.
A visita teve a participação do prefeito de José de Freitas, Roger Coqueiro Linhares, da vice-governadora Margarete Coelho (Progressitas), do coronel Frederico, do Corpo de Bombeiros, do diretor da Defesa Civil, Vitorino Tavares, entre outras pessoas. A barragem é de responsabilidade do Governo do Piauí e Wellington Dias afirmou que estão sendo tomadas todas as medidas para o atendimento das famílias desabrigadas e para resolver o problema, relacionado a uma fissura encontrada na parede de contenção.
“O objetivo é trabalhar na prevenção e agradeço aos governos do Ceará e Maranhão, que estão nos apoiando no resgate de pessoas em áreas isoladas. As áreas de emergência são prioridades, vamos estar trabalhando agora, integrado com o Governo Federal, além de cuidar do resgate das famílias, cuidar dos abrigos, da alimentação, isso vai prosseguir mesmo com a água baixando. Só quando estivermos com a obra pronta, com a segurança na Barragem do Bezerro é que vamos tratar com pessoas que saíram das suas residências sobre a questão habitacional. Estamos monitorando rios, para tratar com segurança a situação”, afirmou.
O prefeito de José de Freitas, Roger Coqueiro Linhares, afirmou que o nível da água na barragem já baixou, o que deixa a situação mais tranquila. Devido às chuvas, que pode agravar a situação, as famílias que saíram em suas residências estão sendo aconselhadas a retornarem apenas quando a obra de contenção estiver concluída.
“As famílias estão sendo abrigadas no colégio Caic. Ontem tinha por volta de 100 pessoas sendo atendidas lá. Também tem aquelas pessoas que foram para casas de parentes, por isso a gente não tem como estimar a quantidade de pessoas desabrigadas. Foram muitas comunidades e a gente continua pedindo que as pessoas fiquem atentas. Já baixou cerca de 58 cm e a quantidade de água que passava pela rachadura diminuiu bastante. Então isso nos deixa feliz, saber que essa rachadura é mais superficial. Então por enquanto a gente já pode se tranquilizar mais um pouco”, disse o prefeito.
Ver todos os comentários | 0 |