Um trabalho escolar ganhou grande repercussão nas redes sociais nesta quinta-feira (4). Alunas do Colégio Sagrado Coração de Jesus, o tradicional, Colégio das Irmãs, decoraram uma das escadarias da escola expondo uma foto da vereadora Marielle Franco com parte de um pronunciamento feito pela parlamentar no dia 8 de março de 2018, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
“As rosas da resistência nascem do asfalto. A gente recebe rosas, mas vamos estar com o punho cerrado falando do nosso lugar de existência contra os mandos e desmandos que afetam nossas vidas”, expuseram as alunas.
- Foto: Flarrelta AlvesEscadaria no Colégio das Irmãs
Uma ex-aluna da escola, a arquiteta Marina Lages, publicou a imagem da escadaria em suas redes sociais e ganhou uma série de curtidas e compartilhamentos. “Depois de tantas notícias ruins, depois de ter recebido uma foto que mostra dois candidatos a cargos públicos destruindo uma homenagem a Mariele Franco, me deparo com essa. O meu colégio, onde fui educada do maternal ao ensino médio, minha segunda casa, homenageando uma mulher tão forte de tão grande significado. Só sinto orgulho. Pela minha criação humanitária, de valores, na crença de um mundo melhor e de igualdade. E mais: na crença de que cada um pode fazer a diferença no mundo. O mundo que eu acredito é onde se encontra respeito, paz, igualdade e amor. Mariele Presente”, escreveu Marina.
“Legal ver que teve tanta repercussão né?”, disse a arquiteta ao GP1.
Na publicação de Marina, o professor Anderson Miura explicou como funcionou o trabalho. “O trabalho faz parte do Circuito Cultural Saviniano. Um grupo de alunas maravilhosas, orientadas por mim, propuseram essa instalação. A proposta do trabalho é discutir sobre a luta e engajamento feminino no mundo. As meninas elegem como protagonista dessa luta a Marielle, mas ainda não estava finalizada a instalação quando a foto foi registrada. Nos combogós, alternadas por flores, estão fotos e textos de mulheres (ficcionais e reais) que representam a luta das mulheres por diversos direitos. Marielle foi escolhida pelo seu legado, mas sobretudo pelo modo pelo qual morreu e das razões nefastas e obscuras que envolve sua morte. Ainda sem palavras pra tamanha iniciativa”, relatou o professor do colégio.
Marielle Franco
A vereadora Marielle Franco, de 38 anos, foi executada com quatro tiros na cabeça na noite do dia 14 de março, na Rua Joaquim Palhares, no bairro do Estácio, centro do Rio de Janeiro. O crime aconteceu por volta das 21h30, quando a vereadora voltava do evento político “Jovens Negras Movendo as Estruturas”. O motorista do veículo, Anderson Pedro Gomes, também foi baleado com três tiros e morreu. A outra passageira, assessora da vereadora, foi atingida por estilhaços.
Ver todos os comentários | 0 |