O edital de concessão do Ginásio Verdão será lançado nesta quarta-feira (24). O projeto foi estruturado pela Superintendência de Parcerias e Concessões, do Governo do Estado do Piauí e o objetivo é melhorar a operação do ginásio, para transformá-lo em uma arena multiuso com foco na realização de atividades desportivas.
O Governo do Estado do Piauí, na vanguarda da gestão e uso eficiente de bens públicos, decidiu conceder a operação e manutenção do Ginásio Verdão para que o setor privado possa desenvolver atividades que promovam o crescimento e fortalecimento do segmento de esportes, cultura e lazer.
- Foto: Lucas Dias/GP1Nova estrutura do verdão
Segundo os estudos técnicos, a iniciativa privada deverá investir aproximadamente R$ 2.165.326,39 para concluir a etapa de modernização do equipamento. Esse investimento tornará o Ginásio mais apropriado para atender todos os tipos de demandas dos setores de esporte. O projeto contempla atender desde o esporte educação até o esporte de alto rendimento. O verdão será um importante componente no processo de formação de atletas do Estado.
Para participar da licitação é necessário que o parceiro privado tenha expertise em promoção de eventos, em especial no segmento de esportes. "O propósito do governo é que o concessionário contratado seja capaz de promover atividades que fortaleçam e ampliem a prática esportiva no Estado", explica a Superintendente Viviane Moura.
A revitalização do Ginásio Verdão atingirá diretamente as federações esportivas do Piauí que ganharão salas especializadas e serão prioridade na utilização do equipamento. As escolas estaduais também serão beneficiadas com a concessão, uma vez que será implementado um plano de formação de atletas especifico para os alunos da rede pública estadual. Essa iniciativa viabilizará a prática esportiva profissional para inúmeros jovens do Estado.
O Governo do Estado vê nessa concessão uma oportunidade de inserir a cidade de Teresina na rota dos grandes eventos de esporte e, com isso, estimular a prática desportiva na sociedade. O projeto, além de todos os outros benefícios, ainda reduz despesas do governo com a manutenção do ginásio, que giram em torno de R$ 727 mil/ano. A concessão de ginásios públicos à iniciativa privada é uma tendência que vem ocorrendo em todo o Brasil.
Ver todos os comentários | 0 |