Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Reitor da Universidade Federal do Piauí nega suspensão de período

De acordo com Arimatéia Dantas, uma lista que tem circulado nas redes sociais apontando para essa possibilidade é falsa.

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia Dantas Lopes, negou em entrevista ao GP1 nesta sexta-feira (04) a possibilidade de suspensão das atividades da instituição em 2017. De acordo com ele, a lista que tem circulado nas redes sociais apontando para essa possibilidade é falsa.

"Não é verdade, pelo contrário, não existe essa possibilidade, de jeito nenhum. A UFPI terminou ano passado sem dever ninguém enquanto que outras universidades estão devendo muito. Nos programamos de maneira que não há o menor risco de fechar a UFPI este ano, claro que no próximo ano nós ainda não sabemos, pois claro que nós temos dificuldades e tivemos que fazer cortes”, explicou o reitor.


  • Foto: Lucas Dias/GP1Arimatéia Dantas, Reitor da UFPI Arimatéia Dantas, Reitor da UFPI

Para garantir o funcionamento, a UFPI realizou uma série de cortes, como diminuir o número de veículos locados, viagens, passagens, diárias e o pessoal terceirizado. “Foi um corte no custeio em torno de 20%. Em relação aos terceirizado, foram cerca de 140 a 150 que saíram do quadro da universidade, em diversas áreas. Poupamos mais na vigilância, o pessoal de apoio administrativo, que era inclusive uma contestação do Ministério Público, que dizia que nenhum terceirizado poderia fazer serviço do servidor efetivo", informou.

Apesar do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ter anunciado que as bolsas poderão deixar de ser pagas, alegando já ter atingido o limite dos gastos já liberados pelo governo, o reitor da UFPI informou que a instituição vai garantir o pagamento.

“A UFPI não vai cortar. Vamos manter todas assistências estudantis, nenhuma vamos cortar. As 210 bolsas de PIBIC nós vamos manter. Atualmente o CNPq oferece 206 bolsas para a UFPI e nós bancamos 210 com recursos próprios, essas estão garantidas, as do CNPq não, não sei quantas eles vão liberar este ano", finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.