A bandeira tarifária vigente de cor verde e sem custos foi substituída pela bandeira amarela durante todo o mês de julho, com cobrança extra de R$ 2,00 a cada 100 kWh de energia consumidos. A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
"O sistema de bandeiras está vigente desde 2015, para o mês de julho a bandeira aplicada é a amarela", ressaltou o gerente de Faturamento da Eletrobras Piauí, Glauco de Melo.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Eletrobras
De acordo com a Eletrobras, a mudança nas cores das bandeiras tarifárias está relacionada com a escassez das chuvas, o que acaba afetando o armazenamento de água nos reservatórios das hidrelétricas. Quando isso ocorre, aumenta a necessidade de uso de energia gerada por termelétricas, mais cara que as hidrelétricas, por isso, aumenta a cobrança extra da bandeira nas contas de luz.
Para economizar energia elétrica e baratear os custos da fatura no fim do mês a Eletrobras recomenda desligar aparelho de ar-condicionado quando o ambiente estiver desocupado, evitar acender lâmpadas durante o dia, desligar a TV se não houver ninguém assistindo e evitar dormir com o aparelho ligado, não deixar o celular carregando ao longo da noite e retirá-lo da tomada quando estiver carregado, entre outros.
Ver todos os comentários | 0 |