O Festival do Peixe de Esperantina repete o sucesso do torneio “Balança de Ouro”. A competição busca premiar os piscicultores que apresentarem os peixes mais pesados durante o Festival. Este ano, puderam participar criadores de tambaqui e tilápia, além de produtores do projeto “Sisteminha” que foram premiados com base na maior produtividade por metro cúbico de água.
Os vencedores receberam os prêmios, na manhã deste domingo, 23, das mãos da prefeita, Vilma Amorim e do secretário estadual do desenvolvimento rural, Francisco Limma. O piscicultor, Davi Silva, que produz tilápia em tanque rede, no rio Longá, venceu o primeiro lugar apresentando reprodutores de 3,12kg; Na modalidade “Produção em Sisteminha”, a senhora Zita Amorim, da comunidade Mundo Novo, venceu o torneio apresentando uma produção de até 52,5kg por tanque. Já na modalidade Tambaqui, a piscicultora, Crizalda Silveira venceu o torneio apresentando um reprodutor de 11,7kg. Ao todo, a Prefeitura pagou R$ 3.900,00 (três mil e novecentos reais) em prêmios.
- Foto: Divulgação/AscomTroféu Balança de Ouro
De acordo com a prefeita Vilma Amorim, o objetivo do torneio é incentivar aqueles que conduzem sua piscicultura com manejo correto, adotando as melhores técnicas de produção. “Aqui a gente não premia necessariamente o maior peixe, mas certamente o melhor resultado de uma produção organizada, pois só se consegue ter um animal de boa qualidade assim, quem cuida bem de seus tanques, de sua piscicultura”. Avalia.
O secretário Francisco Limma elogiou o evento e aproveitou para sugerir aos piscicultores e à gestão Municipal, para avaliarem o Festival e garantiu o apoio técnico necessário para colaborar na implementação dos próximos passos para a piscicultura do Território. “Pretendemos formar um grupo técnico para junto com a Prefeitura e outros órgãos de governo aqui representados, intensificarmos as ações juntos aos piscicultores de Esperantina e do Território dos Cocais”, afirmou.
Ver todos os comentários | 0 |