Encerra nesta sexta-feira (23), o curso de Combate aos Crimes Ambientais, promovido pela Polícia Civil do Piauí, com o intuito de capacitar e disseminar o conhecimento quanto ao combate aos crimes ambientais. O curso iniciou na quarta-feira (21) e as aulas estão sendo ministradas na Academia da Polícia Civil (Acadepol), pelo delegado Marcos Lemos e pelo agente Edelman Soares, ambos da Polícia Civil do Pará.
“São 10 instituições que estão participando desse curso, aproximadamente 130 pessoas que estão sendo qualificadas para que atuem em parceria de forma integrada com a delegacia de crimes ambientais que será inaugurada no início do segundo semestre em Teresina. Essa delegacia terá a frente a delegada Bruna Verena e mais uma equipe de policiais que ficará responsável por apurar esses crimes ambientais na Capital e região metropolitana, inicialmente", destacou o delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Riedel Batista.
De acordo com Riedel, mais de 20 delegados que atuam no interior do estado participam do curso. "Mais de 20 delegados do interior estão sendo qualificados para atuarem nessas diversas regiões do Piauí, onde tiver a temática de crimes ambientais, como queimada, poluição de rio, mar, sonora, além de outras questões”, ressaltou.
O delegado Marcos Lemos, da Divisão Especializada da Polícia Civil do Pará, falou sobre a importância de compartilhar o conhecimento e experiências relacionadas ao tema. "Viemos passar um pouco da nossa experiência, do nosso conhecimento. Nós temos uma unidade de meio ambiente de polícia judiciaria ambiental desde 1998 funcionando no Pará, que atua contra crimes de repressão a fauna e flora, crimes contra patrimônio histórico artístico e cultural, então viemos com a missão de trazer nosso conhecimento prático e teórico, mas uma visão bem mais voltada para atividade de polícia judiciaria ambiental", disse.
O agente Edelman Soares destacou que para combater crimes ambientais é preciso uma atuação conjunta de vários órgãos. "Hoje para combater os crimes ambientais não tem como fazer com um órgão isoladamente, os crimes ambientais têm previsão de multa, a questão da responsabilidade administrativa e responsabilidade criminal, Então, o ideal seria fazer uma abordagem conjunta", frisou.
Ver todos os comentários | 0 |