A maternidade Dona Evangelina Rosa recebeu na manhã desta segunda-feira (29) mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin). Com a ação a maternidade passa a contar com 64 leitos para que sejam realizados os cuidados com os bebês que nascerem prematuros.
O governador Wellington Dias esteve presente na inauguração dos leitos e disse que o trabalho de ampliação da maternidade deve continuar até que o Tribunal de Contas da União autorize ao Estado que construa uma nova maternidade em Teresina. “Enquanto isso nós estamos ampliando leitos para atendimento em UTI à gestante, à grávida. O atendimento pós o parto, ao bebê, ou seja, em condições maiores de segurança”, afirmou.
Wellington Dias também anunciou a entrega de novas unidades no interior do estado, como em Piripiri e Parnaíba, além de Esperantina e Campo Maior. “O objetivo é ter uma descentralização, ou seja, ampliar a capacidade de leitos. O próprio [Hospital] Getúlio Vargas nos próximos dias devemos estar entregando também mais leitos de UTI e isso significa salvar vidas”.
O secretário de Saúde, Florentino Neto, também esteve presente na inauguração e contou que são vários os investimentos feitos para a melhoria dos atendimentos na maternidade. “Os investimentos aqui feitos são para a melhoria do atendimento aqui e esse atendimento também queremos melhorar com algumas adequações e reformas que vamos fazer na maternidade para garantir mais cinquenta leitos. Isto é um projeto que estamos discutindo nesse momento com a direção do hospital”, afirmou.
Ele também citou a criação de uma nova maternidade em Teresina, para servir de referência em todo o Piauí e tirar um pouco da sobrecarga da maternidade Dona Evangelina Rosa. A obra está prevista para custar R$ 83 milhões ao Estado. “Sabemos que a grande solução para o problema em Teresina é a construção da maternidade de Referência do estado do Piauí. Uma maternidade com perfil assistencial para ser a maternidade de referência, de alto risco do estado do Piauí e que o governo pretende executar esta obra em um terreno na Avenida Presidente Kennedy e a obra custará em torno de 83 milhões de reais”, explicou o secretário. A expectativa é que os trabalhos da nova maternidade iniciem ainda no primeiro semestre deste ano.
Ver todos os comentários | 0 |