O vereador de Teresina, Dr. Lázaro (PPS), durante sessão na Câmara Municipal nesta quarta-feira (10), oficializou uma denúncia recebida sobre a falta de profissionais de fisioterapia no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). De acordo com ele, a falta destes profissionais, causa risco de morte a pacientes entubados na UTI da unidade de saúde. O político esteve reunido com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) e confirmou as informações.
Segundo o parlamentar, as vagas eram ocupadas por fisioterapeutas cedidos de instituições de ensino superior, que foram retirados pela prefeitura, após intervenção do Ministério Público, com a promessa de reposição do quadro com profissionais concursados, o que até o momento não ocorreu.
Ele afirmou que os fisioterapeutas são responsáveis, entre outras funções, por dar atenção ao ventilador mecânico que auxilia na respiração de pacientes entubados e, qualquer falha no procedimento, pode ser crucial para a saúde do paciente.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Vereador Dr. Lázaro
“Na assistência respiratória ele [fisioterapeuta] tem um papel muito mais importante do que o próprio médico. Na UTI, o paciente melhora muito lentamente, mas no menor descuido vai a óbito. Operar esse aparelho [ventilador mecânico] é como colocar um avião no ar, não é fácil. A queixa é de que vários pacientes são prescritos com a necessidade de acompanhamento desse profissional e o quadro não é suficiente para atender a demanda”, explicou o vereador.
Um relatório apresentado pelo Conselho Regional de Fisioterapia, levando em consideração uma visita feita no dia sete de maio, mostra que no HUT havia nove pacientes em ventilação mecânica sem fisioterapeuta na Sala Vermelha e oito pacientes na Sala Amarela. Além disso, na clínica pediátrica existiam quatro crianças com intervenção do ventilador mecânico e mais outros setores com pacientes sob prescrição da necessidade de acompanhamento de fisioterapeutas.
Na próxima sexta-feira (10), o vereador Dr. Lázaro vai participar uma audiência na sede do Ministério Público para tratar do assunto. Na ocasião, estará presente um represenante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), o promotor Fernando Santos e o secretario municipal de Saúde Silvio Mendes.
Ver todos os comentários | 0 |