Agentes penitenciários abortaram, no final da tarde dessa sexta-feira (24), uma tentativa de fuga na Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina. A tentativa ocorreu no pavilhão B. Os presos serraram as grades e iniciaram a escavação de um buraco para terem acesso à parte externa do pavilhão.
Segundo vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, os agentes que estavam de plantão suspeitaram do comportamento de alguns detentos e após uma vistoria nas celas, os agentes encontraram serras e aparelhos celulares, o piso estava parcialmente danificado. “Por volta das 15 h da tarde de ontem [24], os agentes plantonistas perceberam atitude suspeita no pavilhão B, foi feita uma vistoria no qual resultou na apreensão de vários celulares e serras, as celas de número seis e sete estavam com as barras totalmente serrada, estas celas estavam vazias e os presos usariam as barras para tentar quebrar a parede que dividi a cela com o muro externo, porém sem sucesso”, explicou o agente.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Kleiton Holanda
Ainda segundo informações do sindicalista, praticamente toda semana os agentes abortam tentativas de fugas dos detentos, neste ano de 2017 ao total já são vinte e três foragidos do presidio, o fato de tantas tentativas deve ser ao estado precário na unidade prisional. “Essa é a vigésima quinta tentativas de fugas abortada na unidade neste ano, a primeira tentativa foi um no mês de janeiro no qual fugiram dois presos, e na semana que antecedia o Carnaval, fugiram vinte e seis presos, no qual, só cinco foram recapturados para penitenciária, mas voltaram por ter cometido outros crimes. E ainda ficaram vinte e três presos foragidos”, concluiu.
A Penitenciária Irmão Guido foi projetada para receber 324 detentos e atualmente 470 presos estão na unidade. Segundo relatório do Sinpoljuspi a unidade teria condições de esta operando com segurança com o número apenas de 250 presos.
Ver todos os comentários | 0 |