A Federação das Indústrias do Piauí – FIEPI, através do Centro Internacional de Negócios – CIN, realizou nesta quinta-feira (09), a capacitação: Desenvolvimento de Coleção e Adequação de Modelagem Internacional, que faz parte do projeto de inserção internacional competitiva de pequenos negócios, voltado para indústrias do setor têxtil.
A capacitação tem o objetivo de compreender as etapas e registros do processo de desenvolvimento de uma coleção de moda, com ênfase na diferenciação do produto através do design, além de reconhecer a importância da tabela de medidas para a definição de grandes tamanhos e adequação das proporções da modelagem para o mercado internacional.
- Foto: Divulgação/AscomFiepi realiza capacitação internacional para indústrias do setor têxtil
A consultora Amanda Vasconcelos do SENAI CETIQT, Rio de Janeiro, abordou o conteúdo de análise de segmentação de mercado, com identificação de público-alvo, ferramentas de pesquisa de moda, metodologia de desenvolvimento de coleção e adequação de modelagem para o mercado internacional. “O nosso foco é preparar as empresas de micro e pequenos porte para exportação, ela trata desde o planejamento do produto até a parte de adequação de modelagem para exportação no padrão internacional”, garantiu.
O gestor do CIN, Islano Marques, ressaltou a importância da participação das empresas nesse tipo de capacitação. "O CIN vem desenvolvendo um modelo de trilha de internacionalização que busca preparar as empresas para o mercado nacional e global, uma vez que a concorrência hoje não é mais localizada e sim globalizada. A adequação de modelagem internacional visa o melhor posicionamento de mercado interno e o aumento da competitividade no mercado externo, uma vez que os produtos estrangeiros estão concorrendo diretamente no mercado interno ", afirmou.
Para a gerente da empresa Lelas, Thallyta Rayara, a capacitação será muito proveitosa para a empresa. “É exatamente o processo que estamos realizando dentro da empresa, de modelagem e padronização de produto. Vamos atuar no mercado apenas com fabricação própria e essa capacitação veio no momento certo”, afirmou.
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