Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Mulher com suspeita do 'Mal da Vaca Louca' é monitorada no Piauí

A paciente está internada na UTI do Hospital Universitário, em local isolado, e seu quadro é considerado instável.

Uma paciente de 59 anos, natural do Rio de Janeiro, está internada há trinta e dois dias no Hospital Universitário (HU), em Teresina, com suspeita de ter contraído o 'mal da vaca louca'. O caso ainda está sendo esclarecido, mas a assessoria da unidade hospitalar confirmou que a possibilidade de a paciente ter contraído a doença não está descartada.

A vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado, já monitora o caso e confirma que a doença adquirida seja a Creutz-Jakob (DCL), uma doença com sintomas semelhantes ao 'mal da vaca louca'.


  • Foto: Divulgação/UFPIHospital Universitário Hospital Universitário

Segundo a assessoria da Secretária de Saúde do Estado (Sesapi), o quadro é instável e a paciente encontra-se na UTI do HU em um local isolado dos outros pacientes e, conforme o tratamento for avançando, serão divulgados mais detalhes.

Nota da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde informa a existência de uma paciente com doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), uma doença priônica, semelhante ao mal da vaca louca. A paciente, de 59 anos, veio da cidade do Rio de Janeiro com sintomas do agravo, trazida pela família para tratamento em Teresina e desde o dia 28 de dezembro de 2016 vem sendo acompanhada pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria que tomou todas as providências cabíveis ao caso. Nesse período, a paciente já passou por diversos hospitais, sendo submetida a exames e tratamentos. Hoje, está na UTI, com quadro instável, devido à natureza da doença degenerativa e sem tratamento para cura.

Síndrome de Creutzfeldt-Jakob

A síndrome de Creutzfeldt-Jakob (CJD, em inglês) não tem cura, é fatal, e semelhante à doença da vaca louca em gado bovino e à "scrapie" (ou mal da roda) em ovinos.  As doenças são chamadas de "encefalopatias espongiformes" porque dão ao cérebro uma aparência esponjosa, com o surgimento de pequenos sulcos no tecido. 


O tipo de CJD associado à doença da vaca louca é diferente do tipo tradicional. A CJD tradicional tem uma incidência baixa - afetando anualmente na Grã-Bretanha de 25 a 60 adultos com mais de 55 anos anos.  A CJD ligada à doença da vaca louca começou a ser diagnosticada em meados da década de 90. Foram confirmados pouco mais de 70 casos. Outra característica do tipo de CJD ligado à doença da vaca louca é o fato de ela afetar pessoas mais jovens.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.