Fechar
GP1

Teresina - Piauí

HUT realizou mais de 46 mil atendimentos e 12 mil cirurgias em 2017

Os acidentes com moto continuam como o primeiro motivo de procura por atendimento, representando 17% do total, seguido por mal subido e dor no olho.

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realiza por mês mais de mais de seis mil atendimentos e mil cirurgias. Os acidentes com moto continuam como o primeiro motivo de procura por atendimento, representando 17% do total, seguido por mal subido e dor no olho.

Por conta do grande número de atendimento de vítimas de acidentes de trânsito, sobretudo com motocicletas, o HUT tem realizado por mês mais de 800 cirurgias ortopédicas, representando 60% do total de cirurgias. Segundo o ortopedista, Osvaldo Mendes, cerca de 90% das cirurgias ortopédicas são pacientes vítimas de acidentes de trânsito. “O que estamos observando é que a gravidade dos acidentes está cada vez maior. O alto impacto gera traumas graves que podem deixar a pessoa com sequelas permanentes ou levar a morte imediata. Além das fraturas expostas de membros, os traumas fechados de abdômen e os traumatismos cranianos são as lesões mais comuns nesses tipos de acidentes”, explicou o ortopedista.


Por conta dessa grande demanda de pacientes vítimas de trauma, o HUT possui em seus quadros 36 ortopedistas distribuídos nas escalas de plantão conforme a necessidade. Assim, de acordo com o Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, é possível direcionar as equipes para os dias e horários de maior fluxo, para que mesmo havendo um aumento no número do atendimento a qualidade da assistência se mantenha.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Diretor do HUT, Gilberto AlbuquerqueDiretor do HUT, Gilberto Albuquerque

“Com mais ortopedistas realizando cirurgias nos finais de semana, por exemplo, conseguimos dar vazão e manter o fluxo do hospital para que todos tenham um atendimento digno e de qualidade. Temos nove salas de cirurgias e nos finais de semana mais de 50% do centro cirúrgico funciona somente com procedimentos da ortopedia. É um fluxo contínuo e crescente que nos preocupa bastante. Não somente pelo aumento da gravidade do estado de saúde dos pacientes, mas também pelas sequelas permanentes deixadas, principalmente, entre os jovens de 20 a 40 anos de idade”, alertou o diretor.

Gilberto disse também que, para melhorar ainda mais a assistência a esses pacientes, o HUT se especializou na linha do trauma. Ou seja, por conta dos investimentos feitos pela Prefeitura de Teresina, como a aquisição de novos equipamentos, reformas e ampliação da estrutura física e os constantes treinamentos e atualizações dos profissionais de saúde, o HUT conseguiu junto ao Ministério da Saúde seu credenciamento como Unidade de Alta Complexidade de Urgência e Emergência em todas as especialidades médicas necessárias para realizar o atendimento a esses pacientes.

“Conseguimos o credenciamento de alta complexidade da Ortopedia, da Neurologia e da Nutrição Parenteral e Enteral. Cada credenciamento novo significa mais conforto, segurança e agilidade para o nosso paciente, pois ele passa a realizar todos os procedimentos necessários no próprio HUT, sem precisar ser transferido para outro hospital”, ressaltou Gilberto.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.