O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, realizará, na próxima segunda-feira (13), às 16h, a inauguração da Penitenciária Regional de Campo Maior.
A nova unidade, que abrirá mais 160 vagas no sistema prisional do Piauí, levará o nome do agente penitenciário José de Arimateia Barbosa Leite, falecido em agosto deste ano, em acidente automobilístico.
Este é o segundo presídio inaugurado pelo Governo do Estado, em dois anos. De 2015 a 2017, e com a inauguração da nova penitenciária, a capacidade de lotação do sistema aumentou em 463 vagas.
Em maio 2015, foi aberta a Casa de Detenção Provisória de Altos, unidade com 156 vagas, referência nacional em segurança, de acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
Outras unidades penais aumentaram a capacidade devido às reformas realizadas pelo Estado: José de Deus Barros, em Picos (70); Irmão Guido (50); Parnaíba (20); Casa de Custódia (7).
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Daniel Oliveira
“Nossa meta é ultrapassar as 1.000 vagas, até 2018, colaborando, desse modo, com a redução do índice de superlotação”, pontuou o secretário de Justiça, Daniel Oliveira.
Além da Penitenciária de Campo Maior, o Estado está construindo a Cadeia Pública de Altos (600 vagas) e a Central de Triagem de Teresina (anexo da Casa de Custódia, com 160 vagas).
Também está em fase de projeto a construção de um novo presídio em Oeiras (196 vagas) e outro em Bom Princípio (334 vagas). Todas as obras são parte do Plano de Modernização do Sistema Prisional do Piauí.
Ver todos os comentários | 0 |