“Coaching para Docentes: Como Melhorar seu Desempenho!”. Esse é o tema do 4º Fórum de Educação Empreendedora, que acontecerá sexta-feira, 1º de dezembro, a partir das 14h, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina.
O evento tem como público-alvo professores das escolas que executam o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae. “A intenção é ressignificar o papel do professor na construção do processo de ensino e aprendizagem, na valorização da profissão escolhida, no autoconhecimento e na motivação para criação de novas possibilidades”, comenta a analista do Sebrae no Piauí, Esther Kellirany.
Os consultores do Sebrae no Piauí, Denízia Rodrigues e Ciro Ito Ota, conduzirão o fórum e apresentarão algumas estratégias para que os professores e gestores possam obter resultados cada vez mais exitosos na gestão escolar.
PROGRAMA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
O Programa de Educação Empreendedora foi criado para ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo entre os jovens.
Para estudantes de Ensino Fundamental, o Sebrae executa o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, JEPP. Já para estudantes do Ensino Médio é ofertada a solução Despertar.
O JEPP é composto de módulos para cada um dos nove anos do Ensino Fundamental. Os temas do material utilizado durante as aulas são: O Mundo das Ervas Aromáticas, Temperos Naturais, Oficina de Brinquedos Ecológicos, Locadora de Produtos, Sabores de Cores, Ecopapelaria, Artesanato Sustentável, Empreendedorismo Social e Novas Ideias, Grandes Negócios.
As apostilas têm linguagem adequada à idade dos alunos. São ilustradas, coloridas e construídas de tal forma que se constituem em material de leitura, elaboração, registro e fundamentação, tanto para os estudantes quanto para os professores.
Já a solução educacional Despertar tem como objetivo estimular o empreendedorismo entre estudantes do Ensino Médio. O curso está dividido em 11 encontros presenciais e atividades de campo, que correspondem a 84 horas de capacitação.
A metodologia do Despertar estimula os estudantes a ter uma visão ampla do empreendedorismo, que engloba a cooperação, a cidadania e a ética. Ao final do curso, espera-se que eles estejam mais proativos e comprometidos com o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.
Ver todos os comentários | 0 |