Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Restaurantes recebem consultorias do Sebrae em Teresina

Desde o início deste mês, o Sebrae realiza atividades para que os restaurantes, atendidos por meio do Projeto Polo Gastronômico de Teresina, possam formar um grupo de estabelecimentos bem es

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, tem um trabalho focado nos estabelecimentos de alimentação fora do lar. Trata-se do Projeto Polo Gastronômico de Teresina, que atende bares e restaurantes de vários bairros da cidade.

“Mais de 50 restaurantes participam de ações desenvolvidas pelo Sebrae por meio desse projeto. São cursos, consultorias e eventos que contribuem para a melhoria da gestão do empreendimento. Desde junho deste ano, são realizadas consultorias nas áreas de finanças, engenharia de cardápio, atendimento, gestão operacional, entre outras”, destacou a gestora do Projeto Polo Gastronômico de Teresina do Sebrae no Piauí, Ceres Rebelo.

Na consultoria sobre finanças, os profissionais dos restaurantes aprenderam sobre fluxo de caixa, gastos operacionais, otimização do uso de matéria-prima e lucro. Em relação à engenharia de cardápio, foram apresentadas aos participantes ferramentas que mensuram o custo dos pratos e as vendas, e quais itens devem ser incluídos ou retirados do cardápio. Além disso, foram sugeridas inovações nas fichas técnicas dos pratos.

No que refere ao atendimento, o consultor do Sebrae no Piauí, Alberoni Leal, ressaltou que os funcionários dos restaurantes devem ser multiplicadores do atendimento de qualidade.

“Essa consultoria foi mais focada no gerente. Esse profissional deve conhecer bem toda a rotina e o dia-a-dia do restaurante. Dessa forma, ele pode ser um professor para os demais funcionários e, consequentemente, para os clientes. Isso reflete em um melhor atendimento”, afirmou o consultor.

Nessas consultorias também foram trabalhadas a gestão operacional do estabelecimento, de forma ampla, desde a estrutura física, estacionamento, segurança, climatização, talheres e louças utilizadas, higiene, entre outros aspectos.

De acordo com o consultor, a próxima ação abordará a gestão de estoque. “Cerca de 38% do que o restaurante vende está no estoque, então é fundamental que todos estejam atentos às movimentações dessa área tão significativa para os estabelecimentos”, acrescentou Leal.

Polo gastronômico

Desde o início deste mês, o Sebrae realiza atividades para que os restaurantes, atendidos por meio do Projeto Polo Gastronômico de Teresina, possam formar um grupo de estabelecimentos bem estruturado.

“A ideia é criar material promocional, com guias, certificações e identidade visual, que sinalize os restaurantes que integram o polo gastronômico de Teresina. O foco do Sebrae é reunir os estabelecimentos que ofereçam a boa gastronomia e assim fortalecer o setor”, afirmou Ceres.

De acordo com a gestora, serão beneficiados restaurantes de diversos bairros da capital.


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.