Vítima de infarto, faleceu as 15h30 desta quinta-feira, 9, a professora aposentada e ocupante da cadeira número um da Academia de Letras da Região de Picos (Alerp), Rosa de Lima Araújo Luz. Ela tinha 70 anos de idade e era solteira. O corpo está sendo velado no Salão do PAF, na rua do Cruzeiro e o sepultamento ocorrerá no final da tarde de hoje, 10, no Cemitério São Pedro de Alcântara.
Rosa Luz vinha enfrentando problemas de saúde e na tarde desta quinta-feira, 9 veio a falecer vítima de infarto. Ela era ocupante da cadeira número um da Alerp, cujo patrono é Severo Maria Eulálio.
- Foto: Marta SoaresProfessora Rosa Luz
Em 1995 Rosa Luz foi eleita, por unanimidade, presidente da Sociedade Esportiva de Picos (Sep), sendo a primeira mulher a comandar um time de futebol profissional no estado do Piauí. Ficou à frente do clube por dois anos e nesse período o time picoense disputou o certame estadual.
Na noite de 25 de janeiro de 2014, no auditório da Associação Comercial e Industrial da Grande Picos, Rosa Luz lançou o livro “Paisagens Poéticas: Retratos e Poesias, em parceira com o escritor e também membro da Alerp, Francisco Valentim Neto.
A obra conta com fotografias feitas pela professora Rosa Luz e delas, nasceram as poesias compostas pelo poeta Valentim Neto. O livro, que possui 53 retratos e 53 poesias, foi impresso pela Halley Gráfica e Editora.
Perfil
Natural da localidade Baixo de Ipueiras, município de Picos, Rosa de Lima Araújo Luz nasceu no dia 7 de janeiro de 1947. Era filha do casal Joaquim Martinho da Luz e Vicença Araújo Luz. Foi professora em várias unidades escolares de Picos, incluindo a rede pública e privada.
Foi sócia fundadora da Alerp, criada em 22 de outubro de 1989, sendo a sua primeira presidente e a única mulher até hoje, eleita por aclamação, titular da cadeira nº 01 cujo patrono é o picoense Severo Maria Eulálio.
Ver todos os comentários | 0 |