Um levantamento realizado pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano - SDU da região leste de Teresina, revelou que os moradores da região de cidade estão mais preocupados com o abandono de terreno por parte de alguns proprietários. Ao todo, 478 donos de terrenos foram notificados em decorrência do acúmulo de lixo, mato e descaso com muros e calçadas de imóveis e terrenos abandonados.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Terreno abandonado
Em entrevista ao GP1, o gerente de Controle e Fiscalização da SDU Leste, Lupércio Medeiros, contou que as pessoas estão mais preocupadas, porque os terrenos baldios, potencialmente, são focos de doença e podem servir de esconderijo para criminosos.
“Houve um crescimento de 80% desse tipo de denúncia na região leste durante 2016 em comparação ao ano de 2015, possivelmente, foi o maior crescimento na cidade. Os descuidados podem ser multados”
O gerente ainda afirmou que, além das denúncias, é feita uma ronda por uma equipe especializada da prefeitura. E alertou que os proprietários poderão receber multas que variam entre R$ 250 a R$ 2.800. “Recebemos as denúncias e também fazemos uma ronda através de uma equipe. Eles fiscalizam e notificam o proprietário se for o caso. Após 90 dias se não for resolvido, os desatentos podem ser multados”, comenta.
Segundo o relatório da gerência, foram notificadas 138 construções irregulares, 106 ocupações do passeio público e 114 publicidades irregulares. “Ao todo foram mais de mil vistorias, entre fiscalização para reforma e ampliação, interdições, vistoria em construções, pareceres técnicos diversos, fiscalização de loteamento, entre outros”, destacou o gerente de fiscalização.
Lupércio Medeiros lembra que medidas de controle tentam, rotineiramente, diminuir esses casos, mas que a população deve ter consciência sobre o assunto.
Ver todos os comentários | 0 |