O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Teresina – programa do Governo Federal, administrado pela Prefeitura Municipal – completa neste sábado (24), doze anos de existência e, para comemorar a data, uma programação especial foi realizada pelos profissionais do SAMU. Entre as atividades, houve blitz educativa com orientações sobre manobras de primeiros socorros na Avenida Miguel Rosa e conscientização sobre malefícios do trote e prevenção de acidentes, na Unidade Escolar Benjamin Soares de Carvalho.
Para o diretor geral do SAMU Teresina, Marcelo Benício, “o serviço público é de boa qualidade, resolutivo, com materiais e equipamentos de ponta e profissionais empenhados, que passam constantemente por capacitações”, afirmou. Já o condutor socorrista do SAMU há 12 anos, Francisco Feitosa, afirma que a profissão é muito gratificante. “É tão gratificante que às vezes pessoas que nem conheço me abordam e dizem: ‘Olha, naquele dia meu pai ficou bom graças a você’. A gente se sente feliz, porque fazemos com prazer e somos reconhecidos pelas ruas que a gente anda. Peço a Deus que me dê muitos anos de vida para continuar ajudando as pessoas que tem esperança na gente”, ressaltou.
- Foto: Divulgação/ AscomProfissionais do SAMU de Teresina
Atualmente, o SAMU de Teresina que presta socorro a pacientes em caso de urgência e emergência, possui oito ambulâncias básicas, três avançadas e motolâncias - motos pilotadas por técnicos de enfermagem. São em média 100 ocorrências por dia, conforme dados do Setor de Estatística do órgão.
Dados
Apenas no ano passado, foram 38.972 ocorrências com deslocamento de ambulância na Capital. Destes, 37.264 foram realizados na zona urbana e 1.708 na zona rural. Quando necessário usar o serviço, bastar ligar gratuitamente para o número 192.
Ver todos os comentários | 0 |