Em entrevista ao GP1, o superintendente executivo da SDU Sueste, Weldon Bandeira, afirmou que a ponte Anselmo Dias está prevista para ser entregue no dia 30 de agosto. Ele explicou que a ponte já está pronta e que apenas o prolongamento da Avenida Cajuína com a zona Sudeste falta ser concluído.
“A ponte em si está 100% concluída, toda a pavimentação, asfaltamento, iluminação, agora estamos concluindo o acesso à ponte. O objetivo principal da ponte é a ligação Sul-Sudeste, através do prolongamento da Avenida Gil Martins, da zona sul, e da Avenida José Francisco de Almeida, pelo Dirceu. Esse está quase pronto. Está na fase de acabamentos de calçadas e iluminação, mas está praticamente concluída”, afirmou.
Ele explicou que um problema com as linhas de alta tensão acabou prejudicando o andamento da obra, mas que isso deve ser concluído até o dia 28. “A única pendência maior que temos é em relação aos postes das linhas de alta tensão. Que a princípio era para a Eletrobras removê-los, mas ela alegou não ter condições financeiras, então ficou por conta da prefeitura remover esses postes, então por isso atrasou um pouco. A prefeitura é que está arcando com esses serviços. São duas linhas de alta tensão e uma já foi deslocada e estamos deslocando a segunda, só que é um processo demorado, pois tem que ter desligamento, e não pode ser direto e nem todo dia, tem que ser programado pela Eletrobras. Pois atinge todo o norte do Piauí essa linha de alta tensão alimenta várias cidades do norte, então é um processo muito complicado, mas não impede o tráfego completamente, a intenção é tirar o último poste por volta do dia 28”, explicou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Weldon Bandeira, Superintendente executivo da SDU Sudeste
Weldon Bandeira explicou que a entrega do prolongamento da Avenida Cajuína até a zona Sudeste, se não ocorrerem problemas, só deverá ser entregue em dezembro deste ano, pois houve um atraso na autorização concedida pela Ferrovia Transnordestina Logística (FTL)
“A inauguração desse trecho principal está previsto para o dia 30 desse mês, com a ligação Sul- Sudeste, pois a ponte faz a ligação, mas também estamos fazendo o prolongamento Sudeste-Leste, com o prolongamento da Avenida Cajuína, que também está em execução. A Avenida Cajuína em si está praticamente concluída, mas apareceu outro problema, pois não depende só da prefeitura. Para o túnel do metrô, é preciso fazer um viaduto ferroviário, e isso levou um ano só para a aprovação na FTL, que é a concessionária da rodovia, pois mesmo a prefeitura executando, precisa da aprovação da FTL. Obtivemos a autorização dois meses atrás e iniciamos a obra, e vai ficar uns seis meses para ser concluída. A intenção nossa é entregar em dezembro”, disse.
O superintendente executivo afirmou que “a obra toda vai custar R$ 72 milhões, só a obra física, mas se você pegar a remoção de linhas, indenizações, remoção das casas, chega em torno de R$ 80 milhões o investimento total”.
Ônibus
Após a inauguração, está previsto que linhas de ônibus irão fazer a ligação entre as duas zonas. “Vamos ter seis faixas, sendo que duas delas serão exclusivas para os ônibus. Quando se concluir o corredor de transporte da Gil Martins, pois está em execução as paradas de ônibus, a intenção é deslocar o tráfego para cá, e vai ser interligado com o terminal do Itararé. Aí teremos o corredor de transporte da Gil Martins com a José Francisco. Acredito que vão redistribuir as linhas, mas só será efetivado, quando for concluída as paradas de ônibus do outro lado. Por enquanto, vai ser aberto o tráfego só de veículos normais, mas no futuro terá a faixa exclusiva de veículos. Já está programado isso”, finalizou Weldon Bandeira.
Ver todos os comentários | 0 |