O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, afirmou que o Piauí vem avançando de forma positiva na questão do tratamento psiquiátrico. Teresina ganhou recentemente duas residências terapêuticas. Sendo que possui mais três, duas localizadas em Teresina, uma na cidade de União.
Dessas residências terapêuticas, três são de responsabilidade do governo estadual. “No início de 2015, nos deparamos com a problemática de superlotação do Hospital Areolino de Abreu (HAA) e também uma grande demanda do Hospital Penitenciário Valter Alencar (HPVA). Após um entendimento com a Secretaria de Justiça, Tribunal de Justiça e mediado pelo Ministério Público, percebemos que retirar os pacientes da internação hospitalar seria o melhor caminho. Daí, optamos pela política de ampliar a oferta de vagas através de residências terapêuticas”, explicou.
- Foto: Lucas Dias/GP1Francisco Costa
As duas novas residências em Teresina são no bairro Três Andares e outra no São João. Cada uma delas deverá atender oito pacientes. Atualmente, vinte e uma pessoas já são atendidas nas três unidades que estão localizadas nos bairros Porenquanto e Monte Castelo.
Francisco Costa afirmou que “com a instalação dessas duas novas moradias, a Secretaria de Saúde vai beneficiar 16 pacientes com transtorno mental oriundos do sistema prisional. Vamos poder acolher com mais humanização os pacientes, fortalecendo sua reinserção ao convívio social”, afirmou o secretário.
Os pacientes que serão transferidos para as novas residências já iniciaram o processo de adaptação nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Teresina. Este é um programa de desinstitucionalização, proposto pelo Ministério da Saúde, que é o retorno de fato desses pacientes ao ambiente comunitário com a visão e missão de humanizar a assistência psiquiátrica.
Ver todos os comentários | 0 |