Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Piauí não terá atendimentos especializados e específicos no Enem

Serão, ao todo, 6.757 atendimentos específicos e 2.928 atendimentos especializados em todo o Brasil.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 neste fim de semana, 3 e 4 de dezembro, terão 9.685 atendimentos especializados e específicos. Porém, não está previsto a aplicação destas provas no Piauí. Serão, ao todo, 6.757 atendimentos específicos e 2.928 especializados em todo o Brasil.

No caso dos específicos, serão 6.757 atendimentos, sendo 83% são relativos aos sabatistas. Os inscritos que guardam o sábado são 5.605 nesta segunda aplicação. Os demais são para lactantes (750), gestantes (338) e idosos (64). Desta vez não haverá aplicação em classe hospitalar. São esperados também, 2.928 inscritos que demandaram atendimento especializado. Entres as causas mais comuns estão deficiência física (880), baixa visão (467), déficit de atenção (473), deficiência auditiva (291), visão monocular (202). Os atendimentos especializados exigirão 2.387 recursos, como sala de fácil acesso (733), prova ampliada (316), auxílio para transcrição (264), auxílio de ledor (255), mesa com cadeira separada (225), apoio para a perna e pé (164) e intérprete de libras (147), dentre outros.


  • Foto: Thais Guimarães/GP1Equipe de aplicação do EnemEquipe de aplicação do Enem

Essas demandas representam uma logística especial tanto na aplicação, quanto na distribuição. Do total de 566.206 cadernos de questões impressos para a segunda aplicação, 5.766 são especiais, caso das provas ampliadas, superampliadas e em braile. Os atendimentos especializados e específicos são um dos motivos para a dificuldade de mudança de locais de aplicação, já que as impressões dos cadernos e seu empacotamento estão relacionados à distribuição por salas.

No Piauí, foram 1.912 candidatos inscritos que deveriam fazer a avaliação no Campus Professora Cinebolina Elvas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Bom Jesus, e também no Instituto Federal do Piauí (IFPI) - Campus Sul, em Teresina. Porém, eles tiveram a data de realização do exame adiada devido às ocupações de estudantes nestas instituições. Outros 3.432 estudantes foram prejudicados por conta da falta de energia elétrica nos locais de provas. 

Entenda

O Enem foi aplicado nos dias 5 e 6 de novembro para 5,8 milhões de candidatos. Devido às ocupações de escolas, universidades e institutos federais, o Ministério da Educação (MEC) adiou o exame para um grupo de estudantes que faria a prova em 405 locais de diferentes estados. Esses estudantes receberam um aviso do Inep por mensagem no celular e e-mail.

Mudanças também na prova

De acordo com o Inep, as provas serão diferentes daquelas aplicadas no início do mês, mas manterão o mesmo nível de dificuldade, o que deve garantir a isonomia entre os candidatos. O resultado do Enem será divulgado para todos os participantes no dia 19 de janeiro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.