Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Uespi promove curso sobre violência contra a mulher em Teresina

O curso traz palestras de especialistas nas áreas de prevenção, assistência, proteção e combate para aprofundar os debates quanto às políticas de enfrentamento à violência contra a mulher.

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), realiza até hoje (10) de dezembro, o Curso de Extensão “Sensibilizando sobre violência feminina e Discriminação por Gênero” em parceria com o Ministério Público Estadual (MP –PI) e a Coordenadoria Estadual de Políticas Para Mulheres (CEPM).

  • Foto: Divulgação/AscomEvento na UespiEvento na Uespi


O curso traz palestras de especialistas nas áreas de prevenção, assistência, proteção e combate com o objetivo de aprofundar os debates quanto às políticas de enfrentamento à violência contra a mulher.

No primeiro dia de palestras, a promotora de Justiça Amparo Paz, da 10ª Promotoria de Justiça – órgão integrante do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), abordou os aspectos jurídicos do combate à violência.

Foram tratados os temas: Tipos penais da violência de gênero e violência doméstica; Violência contra as mulheres e aspectos do direito da Família – violência conjugal, Lei Maria da Penha: teoria e prática; e Estupro: aspectos gerais e legais, estupro coletivo e cultura do estupro. 

A promotora Amparo Paz destaca a relevância dessa discussão no âmbito acadêmico. “Esse debate, devendo ser amplamente disseminado por toda a sociedade, é fortalecido no meio acadêmico, porque a comunidade científica tem muito a contribuir para a luta. A desconstrução da cultura do machismo e da violência só é possível com educação e conhecimento, então é isso que nós pretendemos fazer aqui”, comenta.

Estiveram presentes no evento o reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Nouga Cardoso; o pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, Raimundo Dutra; e a coordenadora estadual de Políticas para Mulheres (CEPM), Halda Regina.


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.