As provas do Enem começaram a ser aplicadas no Piauí ao meio-dia deste sábado (05). O GP1 acompanhou o movimento em frente à algumas locais de aplicação na capital. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), a chegada de alunos foi considerada tranquila pela coordenação de aplicação do exame.
- Foto: André dos Santos/GP1Movimento em frente ao IFPI é considerado tranquilo.
De acordo com a coordenadora de aplicação de provas no IFPI, Tatiane de Moura, no local cerca de 717 pessoas realizam as provas. “Aqui no IFPI-Central a entrada dos candidatos foi tranquila, apesar da confusão deles ao achar as salas. Porque aqui são três blocos diferentes, e muitos se perdem na procura”, disse a coordenadora.
Ainda segundo ela, no IFPI-Sul, onde as provas foram adiadas por conta da ocupação de estudantes contrários à PEC 241 e a reforma da educação, alguns alunos chegaram a comparecer no local, porém encontraram os portões fechados.
- Foto: André dos Santos/GP1Candidatos chegam ao Liceu nos ultimos minutos
Já no Colégio Estadual Zacarias de Góis, o Liceu Piauiense, a coordenadora de aplicação de provas e diretora da escola, Adriana Lebre, informou que houve casos de atrasos de candidatos. “Aqui tivemos alguns problemas de atraso, por conta do nome da instituição. Muitos não sabem que o Zacarias de Góis é o mesmo que o Liceu Piauiense. Sem contar com a questão do horário de verão”, enfatizou a diretora.
Enem no Piauí
De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 187.813 pessoas farão o Enem em 32 municípios piauienses neste fim de semana. Devido às ocupações, 1.912 inscritos farão as provas somente em dezembro. Neste sábado (05) e domingo (06), os portões ficaram abertos das 11h às 12h e o início das provas será às 12h30min.
Enem no Brasil
Em todo o país, 8.627.195 pessoas fizeram a inscrição para o exame, mas 240.304 candidatos só farão as provas nos dias 03 e 04 de dezembro, pois tiveram seus locais de prova ocupados por estudantes que manifestam-se conta a PEC 55, que está em discussão no Senado, com a proposta de congelar os gastos públicos pelos próximos 20 anos.
Ver todos os comentários | 0 |