Aconteceu hoje (05) em todo o Brasil, o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Piauí, 187.813 pessoas se inscreveram para fazer a prova em 32 municípios, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo que destes, farão as provas somente em dezembro, por conta das ocupações estudantis.
Em Teresina, as amigas Fernanda Barbosa, de 21 anos, e Jaine Ribeiro, de 23, tentam uma vaga em alguma das universidades públicas ou privadas, pela quarta vez. “Eu quero fazer fisioterapia, vou arriscar, mas na situação em que estou, o que vier está bom”, declarou Fernanda. Ambas fizeram a prova na Faculdade Ceut, bairro São João, zona Leste da Capital.
- Foto: Lucas Dias/GP1Fernanda Barbosa e Jaine Ribeiro
Ao GP1, ela afirmou que perdeu o prazo das inscrições nas vezes anteriores. “Eu estava mais preparada nas vezes anteriores, porque eu estava mais próximo de quando eu terminei meu ensino médio. O problema foi que como eu não tinha acesso fácil a internet, eu não pude ficar acompanhando e acabei perdendo o prazo de inscrições de vários programas do governo como o FIES e Prouni”, ressaltou.
A amiga Jaine também admitiu que estava mais preparada nas edições anteriores. “Eu também me preparei melhor das outras vezes, e sempre eu chego quase lá, fiquei classificada todas as outras vezes, mas infelizmente empanca e não sou chamada”, afirmou. Ela espera conseguir uma vaga em Enfermagem, Ciências Biológicas ou Pedagogia.
Questionada sobre o adiamento das provas para milhares de estudantes, Jaine acredita que isso não vai interferir no resultado. “Muitos vão dizer que isso será benéficos e outros não, aqueles que se derem mal nas provas vão dizer que a culpa foi do adiamento, mas se fosse adiado agora ou não, seria a mesma coisa, no meu ponto de vista”, pontuou.
Ver todos os comentários | 0 |