Começa na próxima segunda-feira (05) a adoção do novo fluxo para atendimento de urgência e emergência, elaborado pela Fundação Hospitalar da capital (FHT) para o Hospital de Urgência de Teresina. Com a mudança, apenas pacientes oriundos de outras unidades hospitalares poderão utilizar os serviços médicos do HUT. A mudança faz parte de uma reorganização acerca do novo perfil de atendimento de cada hospital.
Com o novo atendimento, casos de menor complexidade deverão ser atendidos em outros locais. Com a nova organização, a rede hospitalar pretende oferecer à população uma assistência mais qualificada e direcionada a necessidade do paciente. O projeto foi finalizado e discutido com todas as unidades de saúde da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT).
- Foto: Lucas Dias/GP1Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
O HUT é especializado em atendimentos de alta complexidade, especificamente pacientes com algum trauma, e com esse novo fluxo, a unidade hospitalar só receberá paciente referenciado, que é aquele encaminhado por outro hospital. Para que o paciente tenha acesso ao atendimento em um hospital de maior complexidade e de acordo com a sua necessidade, a equipe médica passa o caso para a Central de Regulação de Leitos que deve fazer a busca na rede de saúde.
O paciente deverá ser encaminhado, garantindo o atendimento. Segundo o diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, disse que os casos de menor complexidade acabam superlotando o hospital e prejudicando o atendimento dos pacientes com problemas mais complexos.
Hospitais para o primeiro atendimento
A população deve procurar um dos seguintes hospitais de bairro: o do Parque Piauí, Monte Castelo, Primavera, Matadouro, Santa Maria da Codipi, Satélite, Buenos Aires, Promorar e o do Dirceu, como também as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) dos bairros Promorar e Renascença.
Ver todos os comentários | 0 |