“Temos que discutir a diminuição da quantidade de partidos políticos no Brasil. É fundamental esse alinhamento para que a democracia se consolide”, essa é a tese defendida pelo vereador Aluísio Sampaio (PP), para tentar solucionar o “problema” de alguns vereadores que tiveram muitos votos e não conseguiram cadeira na Câmara.
- Foto: Lucas Dias/GP1Vereador Aluísio Sampaio
Para o progressista, o sistema atual de proporcionalidade não é correto, pois somado ao grande número de partidos, prejudica a eleição de candidatos. “É uma regra equivocada no meu ponto de vista essa questão da proporcionalidade, além da quantidade de partidos existentes no Brasil. Existem mais de 40 partidos aproximadamente no Brasil. Isso causa um tumulto na hora do eleitor escolher o voto e prejuízo é da democracia, porque temos candidatos que tiveram muitos votos, mas que não chegarão à Câmara por conta da regra da proporcionalidade”, argumentou Aluísio Sampaio.
O vereador defende uma reforma na Legislação Eleitoral vigente, pois segundo ele, as regras dificultaram a formação de coligações partidárias. “Muitos partidos perderam filiados porque estes acharem ser mais fácil as eleições em partidos menores”, disse.
Ver todos os comentários | 0 |