O ex-prefeito do município de Coronel José Dias, José Alencar Pereira, foi condenado pela Justiça Federal no Piauí pela prática de improbidade administrativa durante sua gestão. A ação civil foi proposta pelo Ministério Público Federal no Piauí (MPF-PI). José Alencar é acusado de cometer irregularidades na aplicação de recursos públicos.
Segundo o texto da ação apresentada pelo procurador da República, Carlos Wagner Barbosa Guimarães, o ex-gestor distribuiu de maneira irregular os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e não prestou contas do valor repassado entre julho e dezembro de 2008, além de não ter pago integralmente os salários dos servidores municipais que atuavam na área da Saúde.
De acordo com a sentença do juiz federal Agliberto Gomes Machado, da 3ª vara do Piauí, o ex-prefeito deverá ressarcir o valor de R$ 30.014,80, que corresponde ao dano à FNS, e pagar uma multa na quantia de R$ 15 mil. José Alencar também perderá os direitos políticos por seis anos e está proibido de contratar com o poder público, seja na aquisição de financiamentos, incentivos fiscais ou benefícios, pelo prazo de cinco anos. O condenado poderá recorrer contra a decisão.
Ver todos os comentários | 0 |