O prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), decretou estado de calamidade pública no município nesta terça-feira (14), devido à enchente provocada pelas fortes chuvas que afetaram a cidade.

Com o decreto de calamidade pública, o prefeito também instituiu um gabinete de crise emergencial, composto por órgãos municipais e estaduais, além de contar com o apoio do Exército Brasileiro.

Foto: Lucas Dias/GP1
Dr. Pablo Santos

“Decretamos hoje que o município está em estado de calamidade pública, e para isso criamos um comitê de crise com diversas entidades. Estamos empenhados para que possamos resolver os problemas do nosso município. O poder público municipal, estadual e federal certamente estarão juntos. Lamento muito que isso esteja acontecendo, e agora o nosso papel é estar ao lado do povo”, afirmou Pablo Santos.

O prefeito encaminhará um ofício ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, solicitando assistência para as famílias afetadas pela enchente.

Mortes na enchente

Duas pessoas morreram em Picos em decorrência da enchente. José Marcondes Barros, gerente da agência da Caixa Econômica da cidade, morreu após ser arrastado pela água da forte chuva na madrugada desta terça (14), e Francisco Vicente da Rocha morreu nesta manhã, após tentar atravessar uma ponte, depois que um poste de energia elétrica caiu no local. Ele sofreu uma descarga elétrica ao passar pela área alagada.

Confira o decreto abaixo ou clicando AQUI .