O pré-candidato a prefeito Tonny Kerley (Novo) afirmou que pretende utilizar a rede credenciada já existente nos planos de saúde da Prefeitura, o IPMT, para proporcionar acesso rápido e eficiente aos serviços de saúde para os cidadãos, especialmente os mais carentes. A ação faz parte de um dos programas do plano de governo do professor, o Cartão Saúde Teresina.
Segundo Tonny Kerley, o Cartão Saúde Teresina será inicialmente direcionado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade, com prioridade para os mais necessitados. A ideia é que a marcação de consultas e exames será facilitada através de um call center 24 horas, pelo WhatsApp e por meio de um aplicativo dedicado, garantindo praticidade e eficiência.
O professor aposta que a iniciativa pode ajudar a zerar a fila de espera por consultas e exames na rede municipal.
“Além disso, o programa pretende fomentar o setor de saúde na capital, aumentando a arrecadação do Imposto sobre Serviços e gerando empregos, com a contratação de mais profissionais para atender os usuários do cartão”, avaliou Tonny Kerley.
Segundo ele, o programa utilizará dados socioeconômicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para dar prioridade as populações mais vulneráveis da cidade.
Centro de diagnóstico
Além do Cartão Saúde Teresina, o pré-candidato propõe transformar o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo em um centro de diagnóstico avançado, equipado com aparelhos para a realização de consultas e exames complexos. Também está prevista a instalação de novos equipamentos no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para a realização de exames de alta complexidade, ampliando a capacidade de atendimento especializado na cidade.