Após a forte chuva e a ventania que atingiram a zona leste de Teresina nessa terça-feira (26), a ala de acolhimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Satélite ficou sem energia e totalmente alagada. O setor já foi restabelecido e os pacientes que ali estavam foram transferidos para outras áreas da unidade.

Pacientes que estavam no local no momento do alagamento gravaram um vídeo, mostrando a situação no espaço. Nas imagens, é possível ver a água caindo dentro da unidade através de fendas no teto. Veja abaixo:

Apesar do restabelecimento, os atendimentos de urgência na UPA do Satélite estão temporariamente suspensos e os usuários que procuram esse tipo de serviço devem se dirigir até outras UPAs da cidade ou urgências municipais.

Em nota oficial, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a direção da UPA do Satélite acionou a gerência de engenharia para avaliar o nível dos estragos e, dessa maneira, providenciar os reparos necessários. Além disso, informou que que o fechamento da ala de acolhimento é uma medida para prevenção de maiores danos e que os serviços de reparos serão executados imediatamente.

Veja a nota na íntegra:

COMUNICADO

A Fundação Municipal de Saúde comunica que estão suspensos, temporariamente,os atendimentos de urgência na UPA do Satélite, em virtude dos estragos provocados pela ventania e a forte chuva de hoje à noite( 26).

Os usuários devem procurar as outras UPAs da cidade e as urgências municipais.

A unidade de saúde ficou sem energia na ala de recebimento dos pacientes,que já foi restabelecida, e também sofreu alagamento.

Imediatamente a direção da UPA acionou a gerência de engenharia da FMS para avaliar os estragos e tomar as providências. O setor de regulação também foi acionado e pacientes foram transferidos para outras áreas da UPA.
O fechamento da ala de acolhimento é uma medida preventiva e os serviços de reparos serão executados imediatamente.