João Campos (PSB), atual prefeito de Recife, foi reeleito neste domingo, 6 de outubro, em primeiro turno. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por volta das 19h25, Campos estava matematicamente reeleito, com 78,11% dos votos das seções totalizadas. Está é a primeira vez que um prefeito eleito recebe mais de 600 mil votos.
Aos 30 anos, o recifense consolidou sua liderança na capital pernambucana, superando seu principal adversário, Gilson Machado (PL), que aparece em segundo lugar na disputa.
"Recife, conseguimos juntos! Colocamos novamente um projeto para os recifenses no coração de nossa cidade. Essa foi uma campanha bonita, cheia de sorrisos, alegria, energia e com muita gente ao nosso lado. Fizemos história juntos mais uma vez. Essa vitória não é só minha e de Victor Marques, é de todos que acreditam em um Recife que segue em frente, com mais trabalho e compromisso com todos, mas principalmente com quem mais precisa', escreveu em suas redes sociais.
João Campos enfrentou sete adversários na corrida eleitoral: Gilson Machado (PL), Daniel Coelho (PSD), Dani Portela (PSOL), Tecio Teles (Novo), Ludmila Outtes (UP), Simone Fontana (PSTU) e Victor Assis (PCO).
A vitória de João Campos confirma a tendência apontada pelas pesquisas eleitorais. Em todos os levantamentos do Datafolha, o político de 30 anos sempre apareceu com mais de 74%. A gestão do agora prefeito reeleito é aprovada por mais de 70% dos eleitores, segundo os levantamentos.
João Campos é o terceiro prefeito reeleito na história do Recife. O primeiro foi João Paulo (PT), em 2004. Em 2016, Geraldo Julio (PSB) também conseguiu a reeleição. Apenas Roberto Magalhães (à época, no PFL), tentou e não conseguiu ser reeleito, em 2000.
Propostas
Entre as principais propostas de João Campos para seu novo mandato, está a criação do Orla Parque, um novo desenho urbano para a cidade, além da construção de novas pontes e a revitalização do centro. Ele também planeja expandir o CredPop, ampliando o acesso a crédito para micro e pequenos empreendedores, com suporte e mentorias aos beneficiados.
O plano de governo do candidato do PSB colocou a utilização do Conecta Recife para integrar serviços de saúde, educação e assistência social. Campos ainda declarou que pretende aumentar as iniciativas focadas em crianças, como o Hospital da Criança do Recife e as Praças da Infância.
Quem é João Campos
João Campos iniciou sua carreira política como deputado federal, eleito em 2018. Dois anos depois, aos 27 anos, conquistou a prefeitura de Recife, tornando-se um dos prefeitos mais jovens da história da cidade.
Formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2016, Campos também assumiu a chefia do gabinete do governo de Pernambuco no mesmo ano, durante a gestão do então governador Paulo Câmara.
Ele é filho do ex-governador Eduardo Campos, que faleceu em um acidente aéreo durante a campanha presidencial em 2014. João tem seguido os passos políticos da família.
Ver todos os comentários | 0 |