O governador Wellington Dias (PT) participou na manhã deste domingo (27) do encerramento do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica. Wellington estava representando os governadores do Nordeste.
Após o encerramento do sínodo, Wellington usou as redes sociais para falar sobre o evento. “Estamos aqui na Basílica de São Pedro em Roma onde participamos há pouco do encerramento do Sínodo. O Papa Francisco fez a celebração de encerramento onde o tema era preservação ambiental e social. Tive o compromisso do Piauí no acordo de Paris com a área ambiental e aqui representando o Nordeste”, disse.
- Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
Dentre os pontos tratados no sínodo, os religiosos entenderam que “a Amazônia é uma amalgama de credos, principalmente cristãos” e definiram que é preciso ter boa relação com evangélicos. Por conta da falta de padres na região amazônica, também foi tratada a possibilidade de ordenar homens casados que sejam “idôneos e reconhecidos na comunidade”.
Pecado ecológico
A Igreja Católica considerou um “pecado ecológico” contra gerações futuras a contaminação e destruição da harmonia do meio ambiente. “Propomos definir o pecado ecológico como uma ação ou omissão contra Deus, contra o próximo, a comunidade e o meio ambiente. É um pecado contra as gerações futuras e se manifesta em atos e hábitos de contaminação e destruição da harmonia do ambiente, transgressões contra os princípios da interdependência e a ruptura das redes de solidariedade entre criaturas e contra a virtude da justiça.”
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Wellington Dias transmite cargo para vice-governadora Regina Sousa
Wellington Dias vai apresentar proposta sobre o meio ambiente ao papa
Ver todos os comentários | 0 |