Na manhã desta quinta-feira (02), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), foi feita a abertura do ano legislativo com a presença de várias autoridades políticas, como o governador Wellington Dias (PT) que fez a leitura da Mensagem Anual, os secretários Merlong Solano (PT), Fábio Abreu (PTB), Antônio Neto (PT), além do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Olavo Rebêlo, o vice-prefeito de Teresina, Luiz Júnior (PMDB), entre outros.
A solenidade começou às 9h40 com os deputados estaduais tirando uma foto oficial da 18ª Legislatura. Dos 30 deputados, 28 compareceram. Logo depois foi feita a revista da tropa pelo presidente da Alepi, o deputado Themístocles Filho na Avenida Marechal Castelo Branco.
A sessão foi iniciada às 11h20, com a posse da Mesa Diretora que tem Themístocles Filho como presidente, Luciano Nunes (PSDB) como 1º vice-presidente, Georgiano Neto (PSD) como 2º vice-presidente, Evaldo Gomes (PTC) como 3º vice-presidente e Liziê Coelho (PTB) como a 4ª vice-presidente. Flora Izabel (PT), Rubem Martins (PSB), Júlio Arcoverde (PP) e Juliana Moraes (PMDB), são respectivamente, os 1º, 2º, 3º e 4º secretários.
Themístocles Filho começou a sessão fazendo um minuto de silêncio pela morte de Marisa Letícia e depois ele destacou o trabalho dos deputados na Assembleia. “Agradeço a Deus por me dar saúde e discernimento para conduzir o poder legislativo. Hoje nessa sessão, renovamos a convicção que está comprometida com os verdadeiros anseios do povo. Não custa reiterar que a nossa Assembleia sempre se importou com os interesses maiores da sociedade piauiense, debatendo e aprovando os projetos com responsabilidade, além de apresentar soluções, como em movimentos grevista, independente de partido. A atual Mesa Diretora, da qual tenho a honra de ser presidente, promoveu diversas ações que contribuíram e vão contribuir para o Estado”, disse o presidente em seu pronunciamento.
Antes de iniciar a leitura da Mensagem Anual o governador Wellington Dias ficou emocionado ao falar da morte de Marisa Letícia, que teve morte cerebral após um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Depois de falar sobre Marisa, ele destacou alguns projetos previstos pelo governo neste ano.
- Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias se emociona ao falar de Marisa
Wellington Dias afirmou que fazer o ajuste fiscal e manter as contas equilibradas são os principais desafios em 2017. “Manter o ajuste fiscal na nossa gestão é o ponto mais desafiador. Temos respeitado a legislação vigente, o que garante um controle muito forte. Há ainda a necessidade de um controle maior em relação a própria população que em transparência cobra bastante, inclusive o Piauí subiu no ranking de Transparência no Brasil. Estamos em um patamar considerado alto, em torno de 8,5%. O objetivo também é de transformar aquilo que o Piauí tem de potencial em serviço de qualidade de vida. Tenho viajado pelo Piauí e vemos o orgulho das pessoas com o estado”, afirmou
Segundo o governador, conseguir investimentos para o Piauí, em meio à crise é um dos objetivos. “Temos que fazer a atração de investimentos. Os investimentos que o setor público faz é muito pequeno para fazer crescer um país, municípios e o estado, mas ele é essencial. É muito fácil a acelerar o crescimento quando a economia está boa. O grande desafio é fazer acelerar a economia quando a gente vê que o setor privado tem uma queda. Queremos atrelar investimentos que façam o setor privado crescer também. Sou grato a nossa equipe, a todos os setores, aos servidores públicos que cada vez mais possuem essa responsabilidade com o crescimento do estado”, disse Wellington Dias.
*Com informações de Germana Chaves
Ver todos os comentários | 0 |