O governador do Piauí Wellington Dias (PT-PI) inicia entrevista coletiva, nesta segunda-feira (8), a partir das 9h, no Salão Branco do Palácio de Karnak, onde irá repassar informações sobre o novo decreto de prorrogação do isolamento social adotado devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Na oportunidade, o governador também vai anunciar o protocolo necessário para que as empresas dos setores flexibilizados [Construção Civil, serviços de saúde e concessionárias de veículos automotores] possam retornar suas atividades.
“Nessa entrevista coletiva vamos dar mais detalhes sobre a Prorrogação do Decreto mantendo as regras do isolamento social até 22 de junho de 2020, e do Programa Pro Piauí - Pacto pela Retomada Organizada do Piauí, onde vou detalhar a situação atual do Piauí, as projeções que estamos fazendo para os próximos dias, as medidas e os próximos passos", explicou Wellington Dias ao GP1 nesta segunda-feira.
- Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias
Protocolos
No último sábado (06), após reunião com o Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19 (COE), o governador decidiu prorrogar o decreto de isolamento social até o dia 22 de junho, mas anunciou a reabertura de três setores econômicos: construção civil, serviços de saúde e concessionárias de veículos automotores.
“É possível dar início à retomada com toda a cautela possível, ouvindo os especialistas. A cada segunda-feira teremos uma série de informações sobre a taxa de transmissibilidade, leitos disponíveis e ocupados, recursos humanos, equipamentos e se cumprimos as metas. Com base nisso, tomaremos decisões para novos passos" afirmou o governador.
Também foi aprovado o protocolo geral sanitário que empresas, órgãos e trabalhadores terão de seguir após a reabertura gradual. Wellington Dias recomendou a participação do comitê de especialistas na definição dos protocolos dos setores da construção civil, automotivo e saúde, visando a prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da covid-19, com ações padronizadas para os 224 municípios do Piauí.
Dados epidemiológicos
De acordo com o Palácio de Karnak, os dados epidemiológicos do coronavírus no Piauí revelam tendência de redução proporcional no número de infectados, que está em ritmo mais lento. A última pesquisa feita em parceria com o Instituto Amostragem estabelece o índice de transmissão da Covid-19 em 0,9.
Em relação aos leitos hospitalares para casos graves (com respiradores), a taxa de ocupação está próxima de 53%. Conforme o Governo, a meta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) é chegar a 500 leitos até 30 de junho, com perspectiva de reduzir a ocupação para menos de 50%.
Parcerias com municípios
O governo ressaltou que vai permanecer com fiscalização criteriosa, buscando parcerias com as prefeituras, para intensificar as barreiras sanitárias, especialmente nas áreas de divisa com outros estados, para garantir adesão ao programa Busca Ativa, desafiando municípios com baixo índice de testagem a promover mais exames, e para promover a integração de dados e padronização de procedimentos, estabelecendo regras a serem seguidas por todos os municípios.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Wellington diz que está em sintonia com Firmino para reabertura do comércio
Fernando Said diz que prefeitura não vai seguir decreto de Wellington
Wellington Dias vai reabrir três setores econômicos na próxima semana
Ver todos os comentários | 0 |