Imagem: Wanessa Gommes/GP1Delegado Janderlyer Gomes
Foram libertados da cadeia no início da madrugada desta segunda-feira (24 de janeiro de 2011), 29 presos capturados no último dia 19, pela Polícia Federal durante a Operação Geleira, no Estado do Piauí, em que envolveu 325 agentes da PF e 28 fiscais da Controladoria Geral da União. Permanece preso, apenas José Hélder do Nascimento que é assessor da deputada estadual Ana Paula (PMDB-PI), mas deverá também ganhar liberdade nesta terça-feira (25). O ex-deputado Chico Filho, irmão da deputada Ana Paula, ao sair da Penitenciária Major César Oliveira, no Município de Altos-PI, na madrugada de hoje, disse que a experiência não foi traumática, pois já passou por isso antes. Todos os presos foram soltos porque suas prisões temporárias de cinco dias, decretadas pelo Desembargador Federal, Ítalo Fioravanti Mendes se inspiraram no início da madrugada de hoje, e não foram mais renovadas pelo Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília-DF.
O advogado Lúcio Tadeu que defende os acusados Joedison Rodrigues (prefeito de Landri Sales-PI) e Juraci Rodrigues (ex-prefeito de Marcos Parente) já havia antecipado que a Polícia Federal já teria concluído os seus objetivos e que não haveria mais necessidade de manter os acusados na prisão.
O assessor da deputada Ana Paula, Hélder do Nascimento foi preso no dia 20 de janeiro de 2011 e sua prisão temporária de cinco dias, se inspira nesta terça-feira (25).
A Operação Geleira foi realizada no Piauí pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União e com o Ministério Público Federal, sendo que foram presos oito prefeitos, dois ex-prefeitos, advogados, lobistas e empresários, acusados de utilizar notas fiscais frias para simular compras de produtos como medicamentos, merenda escolar e material escolar, o que teria causado um rombo avaliado até o momento, em 20 milhões de reais. Os acusados atuariam mais utilizando recursos do Fundeb e do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a operação, a PF cumpriu 84 mandados de busca e apreensão em 12 Municípios do Piauí.
Foram presos os prefeitos de Uruçui,Valdir Soares; Joedison Alves Rodrigues (Landri Sales-PI); Isael Macedo Neto (Caracol-PI); Teresinha de Jesus Miranda Dantas Araújo (Eliseu Martins-PI); Jorge de Araújo Costa (Ribeira do Piauí); Bismarck Santos de Arêa Leão (Miguel Leão-PI); Domingos Bacelar de Carvalho (Porto-PI). Também foram presos, o ex-prefeito de Uruçui, Chico Filho e a ex-prefeita de Marcos Parente-PI, Juraci Rodrigues. A PF apreendeu na operação, documentos, computadores, carros e notas fiscais frias, nas cidades de Landri Sales, Marcos Parente, Uruçui, São Raimundo Nonato, Várzea Branca, Caracol, Eliseu Martins, Ribeira do Piauí, Porto, Amarante, Miguel Leal, Floriano e Teresina-PI. Todos os acusados foram indiciados em inquérito pelo delegado da PF, Janderlyer Gomes Lima e continuam sendo investigados.
Ver todos os comentários | 0 |