A reportagem GP1 teve acesso nesta sexta-feira (26), a vídeos que mostram Magdiel Barreto, de 31 anos, antes de ser torturado e executado por membros da facção Família do Norte (FDN), que atua no estado do Amazonas. Nas imagens, o suspeito aparece amarrado e é obrigado a dar declarações contra a FDN.
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), já havia informado ao GP1 que a morte de Magdiel teria sido motivada por conflitos internos na facção. Magdiel foi executado em Teresina e seu corpo foi encontrado amarrado, com sinais de queimadura e tiros no rosto no dia 24 de maio, dois dias após ele ter sido sequestrado. O criminoso é natural de Boa Vista-RR, mas residia em Manaus-AM, onde possuía passagens por roubos e homicídios.
Os vídeos gravados pelos membros da FDN circularam em presídios do Amazonas, com isso iniciou os massacres no sistema prisional do estado. Conforme o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, a morte de Magdiel pode também estar relacionada ao envolvimento direto com o tráfico de drogas.
“A disputa pelo tráfico de drogas e o desentendimento dentro do grupo criminoso [motivaram as mortes dos 56 presos]. O tráfico de drogas fomenta outros crimes e deve ser atacado por todas as instituições de forma constante e consistente. Então, a motivação é justamente isso. Com as prisões, nós conseguimos mais informações, algumas pessoas colaboraram e declinaram a autoria desses crimes e, com certeza, vai ter desdobramento da operação”, informou o delegado geral.
Entenda o caso
Magdiel Barreto fazia parte da facção criminosa que atua no estado do Amazonas e foi atraído para Teresina. Ele chegou na Capital no dia 22 de maio, quando foi sequestrado por comparsas.
O membro da facção foi colocado em um cativeiro, torturado, assassinado e o corpo foi desovado na zona rural do município de Caxias, no Maranhão. A motivação teria sido para causar desentendimento interno no grupo criminoso.
Prisão de sete suspeitos
O delegado Humberto Mácola, diretor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, informou, durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (26), que as sete pessoas presas na Operação Guará, são suspeitas de participar da execução de Magdiel Barreto. Os suspeitos foram presos nos bairros Monte Castelo, Lourival Parente e Alto Alegre.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Membro de facção do Amazonas foi atraído à Teresina para ser executado
Integrante de facção morto em Caxias foi sequestrado em Teresina
Ver todos os comentários | 0 |