O prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) lançou um vídeo nas redes sociais, neste sábado (06), falando sobre a retomada das atividades econômicas de Teresina suspensas, em quase sua totalidade, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Sem data determinada para a reativação, o prefeito voltou a dizer que os sete critérios apresentados por ele na semana passada, precisarão ser atingidos para que seja feito um retorno seguro e responsável.
Firmino agradeceu a todos que têm seguido as orientações de isolamento social para conter a disseminação do coronavírus e afirmou que as medidas até aqui implementadas levaram a Capital para o caminho mais acertado no combate ao coronavírus.
“A prefeitura tem empregado todos os esforços para que a população de Teresina sofra os menos possível com essa pandemia. Por isso, queremos agradecer a você que faz a sua parte ficando em casa e se protegendo. Agradecer aqueles que não podem parar para que você fique bem. Acreditamos que estamos no caminho certo”, disse o prefeito.
Os 7 critérios
1 – Medir e monitorar a taxa de reprodução da covid-19. Um dos mecanismos são as pesquisas de investigação sorológica realizadas em Teresina. Quando a taxa de reprodução for menor que 1, a disseminação da doença estará desaparecendo;
2 – Diminuição do número de internações. Só podem ser reabertas as atividades com segurança quando existir uma tendência na quantidade de internações;
3 – Diminuição do número de óbitos;
4 – Disponibilidade de 30% de leitos de observação e 30% de capacidade de leitos de enfermaria;
5 – Disponibilidade de 30% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva);
6 – Aumento na quantidade de testagens;
7 – Rastreamento das pessoas contaminadas.
“Com o cumprimento dessas medidas vamos voltar gradualmente a normalidade. Reabrir o comércio e as atividades. Mas precisamos fazer isso com segurança, responsabilidade zelando por sua vida”, completou Firmino Filho.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Firmino Filho apresenta 7 critérios para reabertura gradual do comércio
Reunião às 16h vai definir sobre retomada do comércio, diz Wellington
Ver todos os comentários | 0 |