Os testes rápidos para detecção do novo coronavírus começam a ser vendidos na próxima semana nas farmácias do Piauí. O valor do teste pode variar de R$ 180 a R$ 200, mas as farmácias estão livres para estipular o preço.
A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato das Farmácias do Piauí, Francisco Lopes, e espera-se que o teste rápido seja comercializado em 200 farmácias, mas para poder vender o teste elas devem atender às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
- Foto: Divulgação/AscomTestes rápidos para o coronavírus
“As farmácias devem atender ao padrão e ter a qualificação das normas da Anvisa que é ter um local adequado para fazer o teste, as que têm salas para fazer a aplicação de injeções poderão receber os testes. Somente o profissional farmacêutico poderá realizar o teste rápido porque é necessário furar o dedo da pessoa, ele é feito por meio da coleta de sangue então não pode ser feito em qualquer lugar e de qualquer jeito”, explica Francisco Lopes.
O resultado que antes demorava em média 15 dias para ficar pronto, agora sai em pouco minutos. Com o teste rápido, em cerca de 15 minutos já é possível atestar se a pessoa está ou não com coronavírus. O presidente das Farmácias do Piauí informou ainda que os resultados que derem positivo serão encaminhados à Secretaria de Estado da Saúde e à Fundação Municipal de Saúde para o controle da doença no estado.
“O resultado tem uma média de 10 a 15 minutos e esse mesmo resultado que der positivo também é encaminhado aos órgãos que estão fiscalizando a situação da Covid-19 como a Sesapi e a FMS”, disse Francisco.
Os testes, no entanto, terão um ponto negativo por possuir margem de erro que, apesar de mínima, podem alterar o real resultado. "Assim como em outros exames, há uma margem de erro no teste rápido que dependendo do caso precisará ser repetido", afirmou o presidente das Farmácias do Piauí.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Governo promete testes rápidos de covid-19 para 2 milhões de idosos
Teresina recebe mais de 1.700 testes rápidos da covid-19
Sesapi diz que Piauí dispõe de 18 mil testes rápidos da covid-19
Ver todos os comentários | 0 |