O Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Fábio Abreu, lançou na manhã desta segunda-feira (26), a ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas). A solenidade de lançamento aconteceu no estacionamento da Ponte Estaiada, na zona leste de Teresina.
Segundo o secretário Fábio Abreu, 36 policiais irão atuar, inicialmente, em Teresina. “Estamos entregando uma Companhia de Polícia que vai tratar especificamente de motopatrulhamento. A tendência é que tenhamos uma capacidade maior de recursos para que possamos aumentar esse efetivo e fazer com que essa modalidade seja o carro-chefe de policiamento, pela característica de mobilidade mais rápida, eficiência maior, uma série de vantagens que o motopatrulhamento tem em detrimento dos outros modos de patrulhamento da Polícia Militar”, ressaltou.
Ainda segundo ele, outras cidades também irão receber o serviço. “Esse é um apoio às unidades que precisam desse recobrimento como, por exemplo, os batalhões diários. Temos também, dentro desse projeto, a extensão para os municípios de Parnaíba e Picos e, mais à frente, de Floriano. As principais cidades também irão receber essa mesma modalidade de policiamento”, completou.
Para o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Carlos Augusto, essa modalidade é importante para Teresina. “Novas modalidades de policiamento para as ruas, para tudo que vivemos nos bairros de Teresina. Pela importância que tem também o motopatrulhamento. Nós temos locais de difícil acesso, temos horários de pico, no qual as motocicletas se locomovem mais rapidamente e essa modalidade de policiamento coíbe principalmente os pequenos furtos, roubos. É uma tropa que nós capacitamos, fizemos curso de preparação para que eles possam atuar nas ruas e é com muita alegria que nós lançamos mais uma vez uma modalidade de policiamento, que será muito importante para a cidade de Teresina”, afirmou.
Segundo o comandante do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE), major New Marcos, a tendência é que o efetivo aumente ainda mais. “A ROCAM nada mais é do que a quarta companhia do Batalhão RONE. Eles vão continuar trabalhando em apoio às viaturas, não só do RONE, mas em todas as unidades da capital e dentro do estado. Essa turma já é treinada, da antiga Motorone e que agora passa para a ROCAM. Temos mais 15 em formação, que devem encerrar o curso no final do mês e que vão complementar essa frota. A tendência é que a unidade aumente o número, o efetivo e a atuação nas ruas. Quanto mais motos nas ruas, mais nós teremos condições de combater essa criminalidade, que vem assolando nossa população”, disse.
Na ocasião, foram entregues novas 31 motocicletas de 300 cilindradas e equipamentos de proteção individuais. No total, foram investidos R$ 415 mil na nova modalidade de policiamento, que funcionará inicialmente em Teresina e depois em Parnaíba, Picos e Floriano.
Ver todos os comentários | 0 |